Turismo doméstico bate recorde no Brasil

Foto: Getty Images

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (24) pelo Ministério do Turismo mostra que os brasileiros nunca viajaram tanto pelo país. De acordo com o estudo, feito em parceira com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), cerca de 58,9 milhões de pessoas realizaram pelo menos uma viagem dentro do território nacional em 2011.

O número é 18,5% maior que o total de pessoas que empreenderam viagens domésticas em 2007 (49,7 milhões), ano em que a última pesquisa sobre o assunto havia sido levada a cabo.

O levantamento, que analisou o perfil das viagens de 39 mil famílias, também mostra que o turismo de lazer aparece como a motivação de 81,4% da movimentação interna brasileira. O carro, por sua vez, é o meio de transporte mais utilizado: 44% dos entrevistados afirmaram usar automóveis para fazer suas viagens.

O uso do avião, entretanto, cresceu cerca de 50% entre 2007 e 2011. Atualmente 17% das pessoas usam a ponte aérea para se locomover. Em 2007, esse índice era de 11,3%.

A principal região emissora de viagens domésticas é a Sudeste (40,8%), seguida de Nordeste (25,8%) e Sul (17,7%).

Questões financeiras, porém, ainda são o principal obstáculo para as viagens dos brasileiros. Mais de 47% dos entrevistados afirmam que não viajam porque os gastos não cabem no orçamento. Em segundo lugar, com 24,1% das respostas, aparece a falta de tempo.

Fonte: UOL Viagem

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s