Seis motivos para visitar a Holanda no inverno

Neve, baixas temperaturas e temporada de festas. O inverno na Holanda é mágico e o país ainda prepara muitas atividades para tornar a estação ainda mais divertida e acolhedora. Confira seis dicas para curtir o inverno holandês.

1 – Comprar nos Mercados de Natal
holanda1
Os típicos mercados de Natal oferecem lazer, diversão e compras também na Holanda.

Maastricht: Maastricht é a capital da província de Limburgo, no sul do país. Com atmosfera amigável, a cidade fica ainda mais atraente em dezembro com seu mercado de Natal, um dos mais famosos da Europa. A praça Vrijthof é tomada por barracas que vendem tanto itens festivos como comida, além da famosa roda-gigante e um ringue de patinação. De 2 de dezembro de 2016 a 1º de janeiro de 2017.

Dordrecht: a apenas uma hora de Amsterdã, Dordrecht é a casa do maior Mercado de Natal na Holanda, que se estende pelo centro da cidade e a região do porto. Além das barracas, palcos com apresentações de canções natalinas cantadas em diferentes estilos se espalham pelo Mercado, oferecendo uma atmosfera única para os visitantes. De 16 a 18 de dezembro.

2 – Encante-se com a iluminação especial
holanda2
Ao longo dos séculos, os holandeses aprenderam a aproveitar ao máximo os escuros dias de inverno. Se no passado usavam velas, hoje organizam festivais de luz de alta tecnologia para uma formar cenários encantadores.

Em Haia, Madurodam, o parque com miniaturas de ícones holandeses, é um dos que recebem iluminação especial por meio de 33 mil lâmpadas, o que torna a visita ainda mais especial.

Amsterdã recebe mais uma vez o Amsterdam Light Festival, pano de fundo para as instalações de iluminação mais exclusivas do mundo entre 1º de dezembro e 22 de janeiro. Trinta artistas internacionais foram convidados a colocar suas criações em exibição por cinquenta dias. O tour ‘Illuminade’ orienta os visitantes ao longo destas extraordinárias obras de arte da luz através da histórica Amsterdam, enquanto a excursão de barco ‘Water Colors’ mostra as obras ao longo e nos canais e Amstel para sua melhor vantagem.

Por outro lado, o diferencial do Gouda by Candle Light em Gouda é a tradição. A cidade sempre foi a principal produtora de velas no país, que em dezembro são usadas aos montes para iluminar a cidade. O cenário também recebe apresentações em Igrejas, exposições e programação especial para crianças. Em 2016, ocorre no dia 16 de dezembro.

3 – Comemorar a visita do Sinterklaas
holanda3
Sinterklaas, o São Nicolau holandês, chega todo ano de barco da Espanha a várias cidades holandesas, acompanhado de seus ajudantes, chamados Zwart Piet.

Na noite de 5 de dezembro, os holandeses se reúnem para a troca de presentes que são acompanhados por um poema. As crianças cantam canções a Sinterklaas até que ouvem uma batida na porta. Se eles foram comportados durante o ano, eles vão encontrar um saco cheio de presentes apenas fora da porta. É uma figura parecida com a do Papai Noel na cultura holandesa.

4 – Experimentar comidas típicas de inverno
holanda4
Além do queijo, arenque cru e dos deliciosos stroopwafles, a Holanda é conhecida por suas comidas típicas de inverno.

O hutspot é um purê de batatas com cenoura, geralmente servido com almondega, que remete a vitória de Leiden frente aos invasores espanhóis em 1574. A Erwtensoep é uma sopa de ervilhas, geralmente acompanhada de linguiça defumada. Já o Stampot é um purê de batatas cozido com vários legumes na mesma panela.

Quem é fã de guloseimas deve experimentar Kruidnoten,biscoito crocante que mistura anis, canela, pimenta branca e gengibre, combinadas com manteiga, farinha e açúcar e é comum nas celebrações de Sinterklaas.

Já as Olliebollen, são a versão holandesa dos nossos bolinhos de chuva. Durante o inverno, várias barracas aparecem nas cidades vendendo o doce e é impossível não experimentar um durante os passeios.

5 – Patinar no gelo
holanda5
No inverno, muitas cidades holandesas oferecem pistas de gelo temporárias. É uma ótima atividade para pessoas de todas as idades. As mais conhecidas são:

Museumplein Amsterdã: Não pode deixar de patinar na bela praça cercada pelo Rijksmuseum, o Concertgebouw e o Museu Van Gogh. Você pode alugar patins e até mesmo pagar uma aula de patinação se desejar.

Leidseplein Amsterdã: De novembro a meados de janeiro, a boemia Leidseplein é tomada por uma pista de patinação, que recebe tanto turistas como residentes. Aproveite as luzes nas árvores, neve e muitas barracas de Natal que servem deliciosos lanches de inverno.

Schaatsbaan Delft: Uma grande pista é criada no centro da cidade velha de Delft a cada inverno. Aberta do início de dezembro até meados de janeiro. Mais informações aqui.

6 – …e celebrar em uma festa
holanda6A população de Amsterdã ama celebrar, principalmente na véspera de Ano Novo (oud & nieuw).

Planeje com antecedência, porque para muitas delas é preciso comprar ingressos antes. Até mesmo os cafés e restaurantes estão totalmente reservados na Véspera de Ano Novo ou possuem eventos particulares que exigem reserva antecipada. Se você não tiver ingressos especiais para uma festa ou jantar, não se desespere: Também há muitas festividades em grandes praças, como Nieuwmarkt e Museumplein, e Leidseplein e Rembrandtplein, que também proporcionam muita diversão.

Os fogos de artifício geralmente acontecem no rio Amstel. Vá até a ponte Magere para conseguir uma vista espetacular do céu iluminado.

FONTE: Qual Viagem
(http://www.qualviagem.com.br/48503/)

Viaje sempre com uma agência AVIESP!
Conheça nossos associados

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s