Além da Fontana di Trevi: 10 fontes romanas para visitar

É impossível visitar Roma, na Itália, e não se encantar com todas as construções majestosas que levam os visitantes de volta ao período do apogeu do IMpério Romano. O destino é um verdadeiro parque de diversão para os fãs de arte, arquitetura e história.

A Cidade Eterna tem mais de duas mil fontes, mais do que qualquer outro destino no mundo. Apesar do número, uma grande quantia precisa de reparos e em outras, o aumento de turistas acabou causando danos. Entretanto, a beleza dos monumentos ainda é mantida para os futuros visitantes.

Veja abaixo 12 fontes romanas para visitar:

FONTANA DEI QUATTRO FIUMI
A Fontana dei Quattro Fiumi (Fontana dos Quatro Rios) foi esculpida por Gian Lorenzo Bernini entre 1648 e 1651. O monumento fica na Piazza Navona e têm quatro deuses fluviais, representando o rio Nilo, o Danúbio, o Ganges e o Rio da Prata que reinam em baixo de um obelisco egípcio.
fontana-dei-quattro-fiumi

FONTANA DELL’’ACQUA PAOLA
Também conhecida como II Fontanone é uma fonte monumental localizada no monte Janículo. O local foi construído em 1612 para marcar o final do aqueduto Água Paula, restaurado pelo papa Paulo V e de quem recebeu o nome. O monumento fez uma aparição no último filme de James Bond, o 007 Contra Spectre.
fontana-dellacqua-paola

FONTANA DELLA GALERA
Construída por volta de 1620, a obra é do arquiteto holandês Giovanni Vasanzio, que construiu outros marcos romanos. A Fontana Della Galera dos Jardins do Vaticano apresenta um detalhado galeão de três mastros completo com velas, um reforçado casco de chumbo, e 64 canhões vomitando água.
fontana-della-galera

FONTANA DELL’AQUILONE
Também nos Jardins do Vaticano, a Fontana dell’Aquilone (Fonte da Águia). Apesar do nome, a águia empoleirada acima da piscina é a parte menos interessante. No monumento há dragões, nadadores sorridentes e uma rede de cavernas assustadoras.
fontana-dellaquilone

FONTANA DELLE RANE
Há uma lenda que os Beatles deram um mergulho nessa fonte, mesmo que a água não seja o suficiente nem para os sapos que estão em seu topo. O monumento de 91 anos foi criado pelo arquiteto Gino Coppedè, em 1925.
fontana-delle-rane

FONTANA DELLE TARTARUGUE
Construída na década de 1580, esta famosa fonte originalmente contou com quatro estátuas de meninos segurando golfinhos, que mais tarde foram substituídos por tartarugas. A fama do monumento é grande e há uma cópia no Huntington Park, em San Francisco, nos Estados Unidos.
fontana-delle-tartarugue

FONTANA DEL TRITONE
Em 1643, Gian Lorenzo Bernini criou a Fontana del Tritone, com um tritão musculoso em cima de quatro caudas de golfinhos, no Meio da Piazza Barberini. Essa é apenas uma das diversas obras que o artista criou em Roma.
fontana-del-tritone

FONTANA DI PIAZZA SANTA MARIA IN TRASTEVERE
O monumento pode não ser tão grandioso quanto às demais fontes de Roma. Mas isso se explica devido à sua idade, já que a fonte é considerada a mais antiga de Roma, datada do século IV.
fontana-di-piazza-santa-maria-in-trastevere

FONTANA DEL FACCHINO
Essa é uma das famosas “estátuas falantes” de Roma, que recebem esse nome pois serviam como uma espécie de quadro de avisos. Antigamente, no local os moradores publicavam muitos avisos, geralmente políticos ou satíricos. A fonte acima homenageia um portador de água.
fontana-del-facchino

FONTANA DI VIA GARIBALDI
A pequena fonte com formato de bacia está fixada na parede da esquina da Via Garibal e Via di Porta San Pancrazio. No local, números romanos mostram o número 1936, entretanto, historiadores dizem que a peça é de 1600.
fontana-di-via-garibaldi

FONTE: PANROTAS
(http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/2016/12/alem-da-fontana-di-trevi-10-fontes-romanas-para-visitar_142197.html?destino)

Viaje sempre com uma agência AVIESP!
Conheça nossos associados

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s