Costa da Mata Atlântica: lazer em nove cidades turísticas

Vista da Prainha Branca - Guarujá, São Paulo, Brasil

Foto por: iStock / lefpic

A Costa da Mata Atlântica é uma região turística no estado de São Paulo que abrange as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Juntas, oferecem diversas opções de lazer, aventura, esportes, história e cultura. Com belezas naturais típicas do litoral, o destino vem se desenvolvendo com o bucolismo nato das regiões históricas, oferecendo lazer único para os visitantes.

mata-atlantica-2

Foto por Elias Gomes

A 106 km da capital paulista, encontra-se Bertioga, que reúne motivos encantadores para ser visitada. Lá acontece um dos festivais nacionais de cultura indígena mais importantes do país. Com cerca de 500 índios, Bertioga preserva a tradição e a cultura desse povo, em sua Aldeia do Rio Silveira. Além disso, a cidade esbanja 33 km de praias, onde é possível a prática de esportes, a pesca e até o entretenimento para os aventureiros na reserva da Mata Atlântica. Para passeios históricos, visite o Forte São João, construído em 1532, que proporciona uma vista deslumbrante do Canal de Bertioga. Na cidade também está a Vila de Itatinga, uma autêntica vila inglesa construída em 1910, que abriga a primeira usina hidrelétrica do país e que ainda hoje fornece eletricidade para o Porto de Santos.

mata-atlantica-3

Foto por Acervo Prefeitura Municipal de Cubatão

Com aproximadamente 120 mil habitantes, Cubatão sedia o maior polo industrial do país. Localizada no sopé da Serra do Mar, a cidade possui caminhos de pedras e monumentos imponentes que valorizam sua beleza e preservam sua história. A Mata Atlântica está presente nos parques ecológicos e nas cachoeiras encravadas nas encostas da Serra do Mar. Os manguezais, onde dá para fazer passeios de barcos e pescar, também são uma peculiaridade de Cubatão. A 59 km de São Paulo, a cidade oferece a prática do “birdwatching”, com mais de 200 espécies de aves. Para lazer e cultura, a dica é o Parque Novo Anilinas, um dos atrativos do município.

mata-atlantica-4

Foto por Elias Gomes

Conhecido como Ilha do Dragão, o Guarujá está a 84 km de São Paulo, com praias e paisagens paradisíacas. A cidade dispõe de dez rotas diferentes e temáticas, conhecidas como Rotas do Dragão, para os visitantes explorarem cada canto, além de proporcionar vista linda para atrativos naturais e culturais através dos mirantes e redutos ecológicos. O Guarujá também conta com o Acqua Mundo, um dos maiores aquários da América do Sul.

mata-atlantica-5

Foto por Ken Chu

Ser o mais importante porto da América Latina é apenas um dos muitos atributos de Santos. Com clima litorâneo aliado à infraestrutura de metrópole e às belezas naturais, Santos é um destino completo para o lazer. Localizada a 70 km da capital paulista, a cidade dispõe de atrativos para todos os públicos e encanta pela cordialidade de seu povo e sua riqueza histórica e cultural. A cidade sedia o Museu Pelé, inaugurado na Copa do Mundo de 2014, que conta toda a história do atleta. Santos é a cidade das belas praias contornadas por um jardim que já constou no Guiness como o maior jardim de orla de praia do planeta.

mata-atlantica-6

Foto por Elias Gomes

São Vicente é a primeira cidade do Brasil, fundada em 1532, e guarda em cada canto uma rica história traçada por índios, portugueses e outros povos que ajudaram a construir o país. A orla da Praia do Itacaré, a principal da cidade, é contornada por quiosques e oferece todo o sossego para visitantes. São Vicente pode ser admirada pelo alto, no Morro da Asa Delta, onde os amantes dos céus se aventuram em saltos de asa delta, ou no mirante do Monumento Niemeyer, onde se tem outra vista privilegiada da Baía de São Vicente.

mata-atlantica-7

Foto por Elias Gomes

Localizada a 73 km de São Paulo, Praia Grande possui diversas opções de atividades e exercícios físicos na extensa faixa de areia branca, além da maior extensão de ciclovias percorrendo a orla marítima. Para os amantes de artesanato, as feirinhas na cidade garantem um espaço agradável e acontecem em vários endereços. Para conhecer um pouco da cultura e história local, visite a Praça da Paz, que concentra sete esculturas gigantes representando personalidades históricas, e a Fortaleza de Itaipu, uma construção de 1902, que marca o nascimento da cidade.

mata-atlantica-8

Foto por Ken Chu

Um dos principais pontos atrativos de Mongaguá é a Plataforma de Pesca Amadora, a maior do mundo em concreto armado, que avança 400 metros mar adentro e forma um “T” com 86 metros para cada lado e caracteriza a cidade como um importante destino de pesca amadora. Ao chegar à cidade, o visitante é recebido pela imagem da Nossa Senhora Aparecida, com 15 metros de altura, instalada em meio à mata nativa, no Morro da Padroeira. Mongaguá preserva uma Zona Rural onde se pode passar o dia pescando, curtindo as piscinas de águas naturais, desbravando a fauna e flora locais ou descansando à sombra das árvores. Aproveite para conhecer o Poço das Antas, uma cachoeira que deságua em uma piscina natural.

mata-atlantica-9

Foto por Alf Ribeiro

Além de possuir importantes monumentos históricos, Itanhaém, a segunda cidade mais antiga do Brasil, também abriga rios, riachos e cachoeiras que dão à cidade o título de Amazônia Paulista, garantindo a prática de pesca, mergulho em três importantes pontos internacionais e passeios de barco. O turismo ecológico também tem espaço na cidade e proporciona aos amantes da natureza trilhas e banhos de cachoeira em meio à Mata Atlântica.

mata-atlantica-10

Foto por Ken Chu

Além de estar ligada ao início da história do Brasil, Peruíbe é um paraíso para os amantes da natureza. A Mata Atlântica divide espaço com o oceano, compondo um dos cenários esplendorosos da região. Localiza-se ali a Reserva Ecológica Jureia Itatins, com uma grande área com diversidade de fauna e flora preservadas. Há também 21 km de belas praias e paisagens, que exibem o azul do mar e o verde da mata. A Lama Negra é fonte de riqueza mineral, com propriedades dermatológicas e medicinais. Em Peruíbe o turista encontra tranquilidade e lazer, seja em passeios de caiaque ou de barco pelo Rio Guaraú, ou então descansando na beira do mar.

FONTE: Qual Viagem
(http://www.qualviagem.com.br/costa-da-mata-atlantica-lazer-em-nove-cidades-turisticas/)

Viaje sempre com uma agência AVIESP!
Conheça nossos associados

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s