OMT anuncia crescimento de turistas em 3,9%, no ano que passou

O mundo viajou mais em 2016, números da OMT no inicio da Fitur reafirmam a força do setor e seu crescimento pelo sétimo ano seguido.

viajantes-pixabay371230

MADRI – Os viajantes cresceram em 2016 em 3,9% na comparação com o ano de 2015, de acordo com os números apresentados pela Organização Mundial do Turismo na ante-sala de tantos acontecimentos que vão movimentar a Fitur 2017, na capital espanhola

O ano que passou foi o 7º consecutivo em crescimento desde 2009 quando o setor turístico recuperou-se, dos efeitos da grande crise econômica e financeira mundial. Em 2016 foram um bilhão e 235 milhões de viajantes, 300 milhões à mais, como destacou o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, na coletiva que antecedeu o balanço da temporada turística mundial.

O dirigente ressaltou que, por regiões, Ásia-Pacifico e África lideraram o movimento de alta, com 8% a mais cada. A Europa teve resultados desiguais, com apenas 2%, muito em razão dos problemas de segurança e questões de ameaças do terrorismo.

Embora continuando a ser o destino (por continente) de maior movimento, a Europa teve 620 milhões de turistas, apenas 12 milhões a mais em relação a 2015. O norte europeu teve 6% a mais, e a Europa Central 4%. Na Meridional e Mediterrânea, os menores crescimentos, com índice de 1%, o mesmo da Ocidental.

As Américas continuaram com o ritmo de 4%, o mesmo registrado na demanda do Oriente Médio.

Rifai considerou que nos últimos anos o setor do turismo tem mostrado “uma forte resistência, extraordinária mesmo, apesar dos desafios enfrentados”. O secretário valorizou de forma positiva os números de 2016 e a expectativa para 2017 com uma forte tendência para o crescimento.

A OMT mostrou em sua previsão, que os turistas internacionais deverão aumentar entre 3% a 4%, com números positivos para todas as regiões.

O secretario geral da OMT, que está iniciando o último ano do 2o mandato à frente da organização, ressaltou que o crescimento turístico e a sustentabilidade das comunidades que recebem os viajantes não estão em contradição:

“O crescimento não é um inimigo passivo, a gestão do turismo é que pode ser, daí recomendarmos que os destinos devem ampliar sua oferta de atividades. Neste sentido, a ordem é diversificar.”

A OMT abre também dentro da Fitur a programação oficial de 2017 como o Ano Internacional de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e, nesta sessão, houve o apoio explicito anunciado pelo WTTC, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

O presidente David Scowsill, anunciou a parceria com a organização reafirmando seu compromisso com as prioridades deste programa, entre eles os benefícios do setor, como a criação de empregos, a conexão entre as sociedades e o fomento do entendimento, além da responsabilidade com a questão das mudanças climáticas.

FONTE: Revista Travel 3
http://travel3.com.br/noticia.php?omt-anuncia-crescimento-de-turistas-em-3-9—no-ano-que-passou-13465

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s