Festival de Holi colore Índia para comemorar chegada da primavera

india

Com tambores, cantos, bailes e, principalmente, muitas cores, os indianos tomarão as ruas a partir dia dia 13 de março para dar as boas-vindas à primavera com o Festival de Holi.

Para comemorar a chegada do bom tempo e de afugentar os maus espíritos, milhões de indianos de todas as idades irão às ruas para travar uma intensa batalha de água e pós multicoloridos, exaltando uma rica mistura de cores e pessoas. É uma festa de felicidade e esperança perante a chegada da época da fertilidade.

O chamado festival da cor, que paralisa a Índia e atrai cada vez mais turistas do mundo todo, é celebrado na primeira lua cheia de março, sendo que suas origens se remetem a diferentes lendas mitológicas dos hindus.

De acordo com uma tradicional narrativa hindu, a origem da festividade possui uma ligação com o rei dos demônios Jirania Kashipú, que tentou matar seu filho Prajlad várias vezes por causa da devoção do mesmo ao deus Vishnu, tendo em vista que só Kashipú podia ser venerado em seus domínios.

Diante de suas frustradas tentativas de matar Prajlad, Kashipú ordenou que sua filha Hólika, imune ao fogo, entrasse junto com seu irmão em uma fogueira para queimá-lo.

No entanto, a filha do rei acabou ardendo na fogueira, enquanto Prajlad seguia vivo. A moral da história gira em torno da vitória do bem sobre o mal, mas hoje acaba sendo reconvertida em uma agitada e divertida celebração.

Outra lenda aponta que o deus Krishna, por causa de seu imortal amor por Radha, lançou cores no rosto da mesma para escurecê-la, já que ela tinha a pela mais clara do que a dele.

Assim, Krishna daria início a festa da cor, a qual consegue atenuar momentaneamente as gritantes diferenças sociais da rígida sociedade indiana, já que essa é a única celebração que envolve todo país.

Quem leva: A especialista Indian Holiday Pvt. Ltd. (IHPL) é um dos DMC´s mais antigos da Índia. Sendo reconhecido pelo Ministério de Turismo da Índia e membros da PATA, ASTA, IATO, IMTA & FIEO. A ihpl oferece programas regulares, luxo, Ayurveda & Spa, programas nada convencionais e de interesse especial.

FONTE: Turismo em Pauta
http://turismoempauta.tur.br/destinos/festival-de-holi-colore-india-para-comemorar-chegada-da-primavera/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s