Alvo de polêmicas, grafites se tornaram pontos turísticos pelo mundo

Considerado arte por uns, que colorem e embelezam cidades ao redor do mundo, e pichação por outros, que degradam o visual urbano, o grafite sempre insuflou debates sobre o que deve ser visto como arte ou apenas vandalismo. Após mais uma polêmica sobre o tema – recentemente o novo prefeito de São Paulo mandou apagar murais que foram pintados por mais de 200 artistas há dois anos – o MERCADO & EVENTOS reuniu em uma lista alguns dos grafites mais famosos do mundo. Tanto que os locais onde estão se tornaram pontos turísticos da cidade. Veja a lista:

São Paulo – Brasil
O grafite na capital paulista sempre foi uma forma de expressão muito usada por artistas e anônimos. Diversos locais estão repletos desse tipo de arte. Outros, no entanto, foram apagados, como foi o caso do maior painel de grafite da América Latina, antes localizado na Avenida 23 de maio. Mas ainda assim, restam espaços coloridos pela cidade. Um ponto muito visitado e que virou referência é o Beco do Batman, na Vila Madalena. Todos os dias milhares de pessoas passam pelo local para tirarem uma foto e registrarem os desenhos que forram quase todo o espaço.

Beco do Batman, São Paulo – Foto Matheus Salvarani

Beco do Batman, São Paulo – Foto Matheus Salvarani

Valparaiso – Chile
Esta cidade litorânea chilena é um verdadeiro museu a céu aberto. O governo local adotou o rotulo de destino hipster, apoiando os artistas e incentivando jovens e renomados grafiteiros a deixarem suas obras eternizadas nos muros da cidade.

Grafite by Okuda, Chile – foto Valpostreetart

Grafite by Okuda, Chile – foto Valpostreetart

Londres – Inglaterra
Londres é a casa de um dos grafiteiros mais famoso do mundo: Banksy. Seu trabalho é principalmente feito com estêncil e suas obras enchem os muros de toda cidade. Apesar dele se esconder dos holofotes e a maioria de seus fãs nem saberem como ele é, suas peças já foram vendidas por milhares de dólares em casas de leilão. Na cidade, além das diversas obras espalhadas, a área de Brick Lane é uma das preferidas dos artistas para expor suas obras.

Graffiti em Brick Lane, Londres – foto divulgação

Graffiti em Brick Lane, Londres – foto divulgação

Medellín – Colômbia
A arte pode transformar vidas. Isso foi o que aconteceu em Medellín, que revitalizou um dos bairros considerados dos mais violentos do mundo: o Comuna 13. No local existe até um passeio que leva o visitante ao bairro para ver sua mudança. O Medellín Graffitour – conhecido como “Tour da Transformação” – é feito com guia local, que também é um artista, responsável por 90% da arte de grafite na Comuna 13.

Medellín Graffitour, Colômbia – foto Igor Regis

Medellín Graffitour, Colômbia – foto Igor Regis

Nova Iorque – EUA
Nova Iorque foi uma das primeiras a receber o conceito de grafite como arte que conhecemos hoje. Na década de 70 a cultura hip-hop influenciou artistas que passaram a usar os muros para apresentar sua arte. Os metrôs eram os lugares favoritos e se tornou a marca registrada da cidade. No centro fica o Bowery Wall, um dos mais famosos pontos de grafite da cidade.

Bowery Graffiti Wall, NY – foto Bowery Boogie

Bowery Graffiti Wall, NY – foto Bowery Boogie

Berlim – Alemanha
O Muro de Berlim, que dividiu por anos a cidade, foi palco de uma das mais importantes manifestações de grafite como forma de expressão. Os mais de 150 quilômetros de muro branco registram obras de 120 artistas de 20 países feitas entre os anos de 1989 e 1990. A East Side Gallery é visitada por milhares de turistas todos os dias e considerada a maior galeria a céu aberto do mundo.

East Side Gallery, Alemanha – foto divulgação

East Side Gallery, Alemanha – foto divulgação

FONTE: m&e – mercado&eventos
http://www.mercadoeeventos.com.br/_destaque_/slideshow/grafite-conheca-a-arte-que-virou-ponto-turistico-pelo-mundo/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s