Mapa do Turismo Brasileiro passará por nova atualização

A cidade de Olinda é vizinha de Recife, sendo separadas por apenas 7 Km. Olinda já foi a sede da capitania de Pernambuco, mas perdeu o posto devido ao incêncio causado pelos invasores holandeses, que assim, transferiram a sede para Recife. Olinda (PE). Foto: Werner Zotz *** Local Caption *** * prazo indeterminado

A cidade de Olinda é vizinha de Recife, sendo separadas por apenas 7 Km. Olinda já foi a sede da capitania de Pernambuco, mas perdeu o posto devido ao incêncio causado pelos invasores holandeses, que assim, transferiram a sede para Recife. Olinda (PE). Foto: Werner Zotz *** Local Caption *** * prazo indeterminado – Olinda. Crédito: Embratur

Importante ferramenta de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, o Mapa do Turismo Brasileiro está sendo atualizado. A iniciativa atende os critérios divulgados na Portaria Nº. 268, de 2016, que estabelece que a atualização deverá ser feita bienalmente, respeitando o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais e dos governadores estaduais e do Distrito Federal.

A atualização está prevista para ser concluída em julho de 2017. O processo será conduzido pelos gestores locais. Para tanto, os gestores estaduais e novos gestores municipais foram informados sobre prazos e a importância do remapeamento.

“O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento fundamental para que o Ministério do Turismo trace suas metas e defina suas formas de atuação para assegurar o fortalecimento da atividade no país. Para isso, é fundamental a parceria com os gestores locais que conduzem o processo na ponta”, explica o ministro.

Entre as regras estabelecidas pelo MTur para que o município seja incluído no Mapa estão: possuir órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar o Termo de Compromisso assinado por Prefeito Municipal ou dirigente responsável pela pasta de turismo, conforme modelo disponibilizado no Sistema, aderindo de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.

Para atender possíveis dúvidas e prestar mais informações sobre o processo, a área técnica da Coordenação Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo estabeleceu dois canais para atendimento dos gestores: o e-mail regionalizacao@turismo.gov.br e os telefones (61) 2023-8144/7269.

 

Fonte: Livia Nascimento, http://www.turismo.gov.br/component/content/article.html?id=7537 – Agência de Noticias do Turismo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s