HOJE, 2 DE MARÇO, O DIA NACIONAL DO TURISMO

Atividade econômica que mais cresce mas ainda sem ter a importância de uma política nacional especifica principalmente, por tudo que representa no avanço da globalização

O Dia Nacional do Turismo comemorado neste  2 de março, deveria ter uma comemoração data como responsável pela geração de riquezas, empregos e pela circulação de mercado e pessoas.

Diante do potencial que temos e reconhecemos, em razão da diversidade cultural e, principalmente, das belezas naturais do imenso território, o Brasil ainda não é aquilo que todos nós, profissionais do setor, gostaríamos. Lembram da fábula do ‘gigante adormecido’ ? – Em nenhuma atividade ela se aplica tão bem dentro da realidade atual como na nossa indústria turística.

O Brasil ocupa apenas 1% do fluxo mundial, ainda dependemos muito de ações, promoções e incentivos que tornem significativo o número de turistas  visitantes. Nem mesmo os grandes eventos realizados nos ultimos anos – Copa do Mundo, Jogos Olimpicos e Paraolimpicos – conseguiram modificar o cenário global embora no turismo interno exista um fluxo  acima dos 25  a 30 milhões, dependendo da situação econômica vigente.

Continuamos sim como um bom, por vezes até excelente pais emissor, tal o aumento do número de brasileiros que fizeram turismo no exterior a partir do  início dos anos 90, e com oscilações dependentes da variação do dólar, teve ciclos neste século, embora com momentos significativos, como nas viagens para países como os Estados Unidos, Portugal, Japão, Alemanha, Canadá e Reino Unido, sem esquecer, é lógico, da Argentina e vizinhos da América do Sul.

Hoje, portanto, é dia de refletir e ir além. O turismo tem um altíssimo potencial econômico, social, cultural e ambiental, itens extremamente ligados ao turismo, um grande gerador de receitas. No mundo inteiro assim é compreendido e apontado como uma tendência econômica decisiva e continua.

Definido como o deslocamento de pessoas para locais além daqueles  do seu cotidiano imediato por um período superior ao de 24 horas e inferior ao de 180 dias, e faz com que destinos, regiões e países promovam medidas para detalhar maior atratividade e estabelecer mudanças em prol da sociedade.

A indústria do turismo – a que mais continua em crescimento no  mundo– é responsável também por garantir o funcionamento de outros setores da economia, sistemas de transporte, comércio, serviços  e comunicação. Atividade histórica tão moderna como contemporânea, um desenvolvimento da integração mundial em consonância com os avanços.

Hoje, em seu Dia Nacional, que possamos fazer do Turismo um pouco mais !!!

FONTE: TRAVEL3 /DA REDAÇÃO, EQUIPE TRAVEL3 / FOTOS PINTEREST

http://www.travel3.com.br/noticia.php?hoje–2-de-marco–o-dia-nacional-do-turismo-13923

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: