Museu do Amanhã concorre ao prêmio do mais inovador edifício verde

 

Um equipamento que não apenas é cultural, também avant-gard na arquitetura e na sustentabilidade, assinalou o diretor executivo do Museu, Henrique Oliveira (Foto: Divulgação)

 

As ações de sustentabilidade adotadas pelo Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, levou o Brasil, pela primeira vez, à condição de finalista do prêmio internacional MIPIM na categoria “Edifício Verde Mais Inovador”. A premiação será realizada no dia 16 de março na cidade francesa de Cannes, quando concorrerá com outros três edifícios: o 119 Ebury Street, em Londres; a sede da Siemens, em Munique, e o Värtan Bioenergy CHP-Plante, em Estocolmo.

Entre os principais diferenciais que podem ser vistos no museu está a tecnologia empregada na captação da energia solar e o uso das águas geladas do fundo da Baía de Guanabara no sistema de ar condicionado.

O uso racional da água também se dá no tratamento e na reutilização das águas de pias, lavatórios, chuveiros e chuvas. A estimativa é que, por ano, sejam economizados 9,6 milhões de litros de água e 2.400 megawatts/hora de energia elétrica, o que seria suficiente para abastecer mais de 1,2 mil residências.

“O Museu do Amanhã é um atrativo muito importante para o Rio de Janeiro e é um exemplo do sucesso da revitalização da Praça Mauá, que estava abandonada e ganhou vida nova com o período olímpico. É um exemplo para o turismo brasileiro é também um modelo a seguir na sustentabilidade”, afirmou o ministro do Turismo Max Beltrão que visitou a atração na última semana.

Concebido para ser um museu de ciências diferente, que oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e os próximos 50 anos, ocupa uma área de 15 mil m2 e foi um investimento de R$ 250 milhões.

 

Fonte: Antonio Euryco, http://www.travel3.com.br/noticia.php?museu-do-amanha-concorre-ao-premio-do-mais-inovador–edificio-verde-14035

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s