Turismo gera um em cada dez empregos em escala mundial

 

O setor de viagens e turismo cresceu 3,3% no ano de 2016, gerando US $ 7,6 trilhões em todo o mundo,  significando 10,2% do PIB global nos impactos diretos, indiretos e induzidos O setor apoiou um total de 292 milhões de empregos em 2016,  um em cada  dez de todos os empregos.

Estes são dados do novo Relatório de Impacto Econômico do World Travel Tourism Council, realizado em conjunto com a Oxford Economics,  pesquisa de  impacto econômico do setor , para 25 regiões e 185 países.

O dinheiro gasto pelos visitantes (turistas em procedimentos de viagem), representou 6,6% do total das exportações mundiais e quase 30% do total de serviços.

David Scowsill , Presidente e CEO da WTTC,  comemorou o fato deste ser o sexto ano consecutivo onde as viagens e o turismo ultrapassaram os índices da economia marcando um crescimento continuo. ” Viajando e descobrindo novos lugares, mesmo com as crises econômicas e políticas houve  mais negócios  de lazer no desenvolvimento econômico e na criação de empregos em todo o mundo “.

A região do Sudeste Asiático (8,3%) foi a que mais cresceu no setor, impulsionada pelo crescente mercado de saída da China e pelos países vizinhos. A América Latina (0,2%) foi a região de crescimento mais lento. Alguns países tiveram um desempenho bem acima da média mundial, mas a economia brasileira  foi a principal culpada pela queda.

As demais regiões de crescimento foram: Ásia do Sul (7,9%), Norte da Ásia (4,6%), Oceania (4,4%), Caribe (3,2%), América do Norte (3,1%), Oriente Médio (2,7% , África Subsaariana (2,4%) e Europa (1,6%).

No ano de 2017 as viagens e o turismo terão 3,8% de crescimento, gerando US $ 7,9 trilhões. Um pouco mais lento do que o previsto anteriormente.

Ao longo da próxima década, o setor deverá crescer a uma média de 3,9% ao ano. Em 2027 ele gerará mais de 11% do PIB mundial e empregará um total de 380 milhões de pessoas.

Scowsill salienta que as perspectivas de futuro são boas, embora continue a enfrentar seguidos desafios. O impacto do terrorismo e o aumento do populismo representam um grave risco para a capacidade de as pessoas viajarem de forma segura e  eficiente Necessitamos, urgentemente, abordar o impacto do crescimento nos destinos e a sua própria contribuição para as alterações climáticas, e para que seja sustentável a longo prazo.

O Ano Internacional 2017 de Desenvolvimento Sustentável para o Turismo  é uma oportunidade perfeita para explorar soluções em conjunto.

“Os governos devem planejar o tratamento das crises”, considera o CEO do WTTC.. Os viajantes tomam decisões com base na sua percepção de segurança em um país.  Viajar é explorar novas culturas e fazer negócios globalmente. O turismo é uma força para o bem no mundo”, completou Scowsill em sua análise

Estes assuntos – e outros mais relacionados –  estarão em pauta  na próxima Cúpula Global, em Bangkok, Tailândia, de 26 a 27 de abril.

 

Fonte: Antonio Euryco, http://www.travel3.com.br/noticia.php?turismo-gera-um-em-cada-dez-empregos-em-escala-mundial-14209

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s