Voos diretos da América Latina para o Brasil crescem 21,64%

Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Crédito: Embratur

Os voos diretos da América Latina diretos para o Brasil cresceram 21,64%, se comparado o total de março de 2017 ao mesmo mês, em  2016. Os dados são da Análise da Malha Aérea da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), preparada a partir de informações fornecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O total de chegadas da América Latina no Brasil passou de 2.405 para 2.923 e, nos assentos, houve um acréscimo de 25,83%, passando de 418.389 para 526.442. No primeiro trimestre de 2017, o Brasil recebeu mais de 3400 voos internacionais semanais diretos, vindos de 57 cidades do mundo inteiro para destinos de norte a sul do País.

“Os países da América do Sul promovem, assim como o Brasil, um fluxo intenso entre os países vizinhos e da América Latina. As variações de rotas de ano em ano tem tendência a apresentar uma ampliação ainda maior”, explicou o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira.

Neste mês, por exemplo, serão 1127 voos diretos semanais; destes, 556 são oriundos da América do Sul, enquanto 216 trazem turistas estrangeiros da América do Norte e 215 da Europa. Em janeiro de 2017, chegaram ao Brasil 1135 voos diretos de outras cidades do mundo a cada semana e, em fevereiro, foram 1145.

“A oscilação entre os meses para mais ou para menos é comum e diversos fatores devem ser considerados, como alta e baixa temporada, revisão e manutenção de aeronaves das companhias aéreas, adequação à demanda e à economia dos países, entre outros”, completou Lira.

Os dados de março deste ano indicam que, na América Latina, a Argentina lidera em chegada de voos ao Brasil, com 1.275; da Europa, chegam 930 voos mensais, enquanto na América do Norte, são 895. Da Ásia chegam 146 voos e da África, 97.

Companhias Aéreas

As companhias aéreas brasileiras também contribuem para o incremento da malha aérea internacional. A Azul Linhas Aéreas, que havia inciado a operação direta  entre Belo Horizonte e Buenos Aires em primeiro de março,  anunciou que a partir de  1º de julho haverá um segundo ligando as cidades. Já a Gol Linhas Aéreas assinou convênio com o governo da Paraíba para operar, a partir de julho, o primeiro voo regular internacional da capital argentina para João Pessoa, numa aeronave capaz de voar com 170 passageiros.

“As companhias aéreas brasileiras possuem dados e uma percepção diferente da demanda por voos para o Brasil. Essas ações estratégicas são de extrema importância para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros para o País, otimizando, mesmo que indiretamente, o trabalho da Embratur. Fica mais fácil vender o Brasil quando temos mais conectividade”, avaliou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

A Avianca Linhas Aéreas, por sua vez inaugurou, no último dia 6, voo diário entre São Paulo e Foz do Iguaçu, facilitando a ida de turistas estrangeiros para outros destinos brasileiros. Além disso, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, declarou , que o Brasil foi escolhido pela Emirates Airlines como primeiro país da América Latina a receber voos diários ligando Dubai a São Paulo.

A Análise da DIPRO aponta ainda que existe a previsão de seis novos voos semanais:

Miami / São Paulo (2 frequências) – AZUL – a partir de abril de 2017

Lisboa / São Paulo (7 frequências) – AZUL – a partir de junho de 2017

Fort Lauderdale / São Paulo (2 frequências) – AZUL – a partir de abril de 2017

Orlando / Rio (3 frequências) – LATAM – a partir de julho de 2017

 

FONTE:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s