Foz do Iguaçu em 6 atrações e aventuras de tirar o fôlego

Foto: Leonardo Ramos

Claro, o principal atrativo serão sempre as mundialmente famosas quedas de Foz do Iguaçu, mas lembre-se: elas não são a única maravilha encontrada na região que faz fronteira com Argentina e Paraguai. Isso porque perambular por um parque reinado por aves e répteis, dar uma chance para o churrasco argentino e se emocionar com um espetáculo de dança indígena no Marco das Três Fronteiras oferecem uma completa rede de opções de como se aventurar no local; conhecer a gigantesca usina de Itaipu completa um roteiro inigualável pelo destino.

O Portal PANROTAS visitou no último mês a região e traz em detalhes seis passeios que vão te impressionar, e que com certeza te farão querer voltar à cidade paranaense.

CATARATAS DO IGUAÇU

Começamos com o melhor. Uma força absurda e um barulho estrondoso te alertam para a chegada nas cataratas. Experimentar essas sensações antes mesmo de visualizar a obra da natureza valem muito a pena. Quando o olhar se adapta ao branco das espumas das cataratas, é de se emocionar. O horizonte dominado por dezenas de quedas impressiona até o viajante mais experiente, tamanha a força e volume das águas. Sair encharcado é a recompensa que todos esperam.

Tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco e eleita uma das sete maravilhas naturais do mundo em 2011, as Cataratas do Iguaçu merecem as nomeações, afinal, é a principal atração da região das três fronteiras. Atrás do Rio de Janeiro, foi o segundo destino nacional mais visitado por turistas internacionais no último ano, segundo a Embratur, recebendo mais de dois milhões de viajantes estrangeiros.

MACUCO SAFARI: POR BAIXO DAS QUEDAS

Após conhecer as cataratas por cima, é hora de navegar por entre elas, sentindo as quedas mais de perto. Com barcos para cerca de 20 pessoas (sempre com coletes salva-vidas, claro), os experientes motoristas do Macuco Safari aceleram pelo rio Iguaçu até chegar aos pés das cachoeiras, te dando uma perspectiva diferente da beleza e dimensão dessa obra-prima da natureza.

Mas não para por aí: a aventura vai além da promessa de ser emocionante, e se prova ao mesmo tempo assustadora e eletrizante, com o barco sendo levado literalmente embaixo de uma das imensas quedas d’água. Neste momento, só é possível ouvir o barulho de água si mesmo e contra barco. Resultado: você todo molhado.

PARQUE DAS AVES

Embora a fama venha principalmente devido às cataratas, Foz do Iguaçu vai além em seu leque de opções para viajantes. Um dos passeios é o Parque das Aves: além de ter o maior viveiro de araras da América do Sul, reúne uma série de espécies de pássaros e répteis da região, dando uma bela demonstração da fauna local.

No total são mais de 1,3 mil aves de 143 espécies em 16,5 hectares de Mata Atlântica. Com o wi-fi disponível aos visitantes em todo o trajeto, fica praticamente impossível não fazer uma selfie ou clicar uma ave em seu habitat natural.

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

Com os rios Iguaçu e Paraná como divisores, a região faz fronteira com dois países vizinhos: Argentina e Paraguai. E um belo marco foi criado para simbolizar a tríplice fronteira, com uma fonte luminosa e uma construção inspirada nas missões jesuítas, de onde se tem uma bela vista do ponto em que o Iguaçu deságua no Paraná, separando Argentina (à esquerda) e Paraguai (à direita). Um espetáculo noturno de dança indígena, que conta um pouco a história de Iguaçu, é realizado no marco, e finaliza o passeio.

USINA DE ITAIPU

Outra monstruosidade na região em termos de tamanho e magnitude é a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Nomeada Itaipu Binacional, por ser dividida com o Paraguai, a construção toma praticamente todo horizonte na vista de seu mirante, com 20 gigantes tubos brancos levando a água da represa até as turbinas que geram energia, fazendo a hidrelétrica alcançar a maior capacidade operacional no mundo.

O tour começa com um breve vídeo que apresenta a história da usina, e depois segue em um ônibus de dois andares: o passeio contempla diversos pontos da hidrelétrica, levando os visitantes a poucos metros dos tubos por onde a água passa. Na parte superior da construção, a vista é dividida pela represa do lado esquerdo, também enorme, e pelo vão criado pela usina, do lado direito, onde o rio continua seu percurso.

CHURRASCO ARGENTINO E COMPRAS NO PARAGUAI

Para completar o roteiro, duas opções interessantes são visitas às cidades vizinhas: do lado argentino, a charmosa cidade de Puerto Iguazu pode ser uma boa para conhecer o delicioso churrasco do país, considerado um dos melhores do mundo; já do lado paraguaio fica a Ciudad del Este, a missão é uma só: compras!

 

FONTE: Leonardo Ramos, http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/2017/03/foz-do-iguacu-em-6-atracoes-e-aventuras-de-tirar-o-folego_145158.html?lista

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s