Monte Verde: charme e boa gastronomia no distrito mineiro

Cenário aconchegante em meio às montanhas tem atrações para todos os públicos e também para as outras épocas do ano, além do inverno

Monte Verde pontos turísticos inverno Nada mais aconchegante do que curtir o clima da montanha bem acompanhado (a), em meio à natureza exuberante, com belas paisagens e uma infraestrutura charmosa, cheia de restaurantes, galerias, lojas de chocolates, queijos, bebidas, artigos de decoração e muita música boa, e o que é melhor: ao vivo!

Este é o ambiente de Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG) localizado em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, a cerca de 160 km de Campinas. O destino é bastante procurado por casais em busca deste cenário propício ao romance, mas que reserva atividades para todos os públicos e o ano todo, não somente no inverno, quando é mais movimentado por turistas que querem aproveitar o clima frio com estilo, em frente a uma lareira e curtindo os atrativos e sabores de Minas Gerais.

Monte Verde Minas Gerais pontos turísticos lojas restaurantes pousadas

A gastronomia é um dos pontos altos do local, com a deliciosa culinária típica mineira e tantas outras opções que os bares, lanchonetes, restaurantes e cafés locais oferecem aos seus visitantes. E para divulgar a boa mesa do distrito, vem aí um Festival Gastronômico, que será realizado no mês de outubro, entre os dias 18 a 29, fora da alta temporada. Ou seja, mais um bom motivo para voltar a Monte Verde na primavera.

Monte Verde gastronomia restaurante Bom Di+ Bistrô Mineiro Festival GasstronômicoUm dos restaurantes participantes, o Bom di + Bistrô Mineiro, já antecipou no mês de abril o lançamento oficial do prato criado pelo chef Eduardo Luciano especialmente para o evento: o Mignon Suíno das Montanhas. A iguaria é preparada com o melhor corte suíno, acompanhado por molho de pinhão ao uísque e ervas finas, acompanhado de purê de batata doce.

“Idealizamos um prato que contemplasse originalmente as raízes mineiras, como é o caso da carne suína, e que, ao mesmo tempo, tivesse algum ingrediente típico de nossa região, como o pinhão, para consolidarmos e valorizarmos a conhecida e boa comida mineira”, explica o chef. Há sete anos ele comanda o restaurante ao lado da esposa Luciane Almeida (foto), sendo dois no novo espaço na avenida principal do distrito.

Monte Verde gastronomia restaurante Bom Di+ Bistrô Mineiro Festival Gasstronômico Luciane Almeida chef Eduardo LucianoAlém dos pratos típicos mineiros, carro-chefe do bistrô, o cardápio ainda traz uma grande variedade de peixes, aves, carnes bovinas, massas, saladas, caldos, porções, sobremesas e opções vegetarianas. Entre os peixes, a truta, espécie típica de regiões montanhosas, tem várias versões: com alcaparras, grelhadas, a quatro queijos, ao molho de pinhão, à parmegiana, ao molho de maracujá e com amêndoas. A Truta do Chef leva uvas, alcaparras e champignon.

Nos dias de outono, quando o dia e a noite já estão frios, uma excelente pedida são as variedades de fondues, servidos como rodízio. E para harmonizar com os pratos, uma vasta carta de vinhos e de cervejas especiais, como a saborosa Backer, de Belo Horizonte, a primeira artesanal de Minas.

Atrações de Monte Verde

O distrito mineiro ainda oferece uma série de atrativos para quem quer ficar ainda mais próximo da natureza. O local possui diversas opções de passeios que podem ser feitos de jipes _ que levam os visitantes para todos os pontos turísticos do distrito e entorno_, quadriciclo, bike, a cavalo, além das diversas trilhas ecológicas até as montanhas, desde as mais simples, que qualquer pessoa pode fazer, até as que exigem um pouco mais de condicionamento físico.

Uma das mais frequentadas, até pela maior facilidade de acesso, é a trilha da Pedra Redonda. Apesar de ser curta, com aproximadamente 1km, a sensação, segundo os guias locais, é de 3km devido à subida acentuada e que exige um certo de esforço (não muito, mas é preciso ter cuidado!). Um esforço que vale a pena! Antes de chegar ao cume, um mirante já dá uma ideia do visual que será encontrado ainda mais acima: uma bela vista panorâmica, bem na divisa entre Minas Gerais e São Paulo.

Monte Verde trilhas trekking Pedra Bela mirante natureza

Outras trilhas bastante visitadas de Monte Verde são: Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado, todas bem sinalizadas. Tirolesa, arvorismo, rafting são alguns dos esportes de aventura também disponíveis no distrito.

Hospedagem – para se sentir em casa

Entre as muitas opções de pousadas, chalés e hotéis, há aquelas em que parece que o turista está em casa, com direito a excelente hospitalidade que, aliás, é um dos cartões de visita do distrito.

Entre as alternativas estão a Toca dos Coelhos – Hospedagem & Estúdio e a Morada Rancho da Lua.

Monte Verde chalé hospedagem

Idealizada pelo jornalista e produtor cultural Renato Coelho e por sua esposa e empresária Soraya Bland Coelho, a proposta da Toca é oferecer aos visitantes um espaço no campo, uma casa ao lado de onde a família Coelho mora, com dois dormitórios, lareira, sala, um banheiro, móveis rústicos, estrutura completa de cozinha, internet e TV, além de “muita paz e uma comida caseira que eu preparo no forno à lenha e que gera um clima de roça e alto astral”, diz Soraya.

Localizada a 800 metros do centro comercial, o local surgiu com o objetivo de difundir turismo e cultura. “Eu quero uma casa no campo, onde eu possa compor muitos rocks rurais. Onde eu possa plantar meus amigos, meus discos, livros e nada mais…Parafraseando Zé Rodrix, trata-se de uma ‘casa no campo’ que conta com home estúdio de gravação para quem curte natureza, arte, cultura e deseja gravar sua obra nas montanhas, prosear ou apenas descansar”, diz Renato. Segundo ele, o estúdio é um projeto antigo e que se tornou um diferencial em Monte Verde. “Como eu já gravo e produzo bandas e programas de rádio para mídias e músicos de fora da Vila, eu aproveito para produzir e gravar trabalhos amadores e profissionais. Um turista que tem como hobby a música, por exemplo, pode gravar um trabalho como distração para ter seu próprio registro. Também é destinado para artistas e músicos profissionais que desejam se inspirar no bucolismo que envolve a Toca e passar aqui alguns dias criando e pré-produzindo seu disco / EP”, explica o jornalista e produtor.

Monte Verde chalé hospedagem Toca dos Coelhos

Já a Morada Rancho da Lua tem o casal de proprietários entre os atrativos principais do local. Nico Pereira de Queiroz, que também já foi jornalista e produtor, é morador de Monte Verde há 19 anos, onde sempre trabalhou com pousada. Regina Ribeiro trouxe do norte de Minas, onde nasceu, a sabedoria e o sabor da legítima cozinha mineira, feita no fogão à lenha. É ela a responsável pelas delícias do café da manhã, como o pão de queijo quentinho, o café de bule e biscoitinhos doces de dar água na boca!

Monte Verde pousada Morada Rancho da Lua hospedagem

Encurtando a história, que são muitas, Nico e Regina se conheceram, se apaixonaram e criaram a Morada, um sistema Bed & Breakfast, ou seja, são duas suítes dentro da aconchegante casa dos pombinhos. O espaço recebe dois casais em duas suítes completas. Os hóspedes interagem com o ambiente, que conta com salas com lareira, lindo jardim e bela vista da varanda, onde fica o espaço gourmet. Nico e Regina ainda aceitam animais de pequeno porte.

Monte Verde pousada hospedagem Morada Rancho da LuaO ambiente é de descontração, amizade, alegria e rock’n’roll, com várias coleções de discos de vinil, DVDs de shows raros e as histórias que Nico coleciona depois de muitos anos de jornalismo de música, produção de shows e convivência com grandes artistas brasileiros. De vez e quando, a Morada Rancho da Lua se transforma na “Nico Blues House”, em noitadas que trazem o melhor do blues nacional ao vivo! O simpático casal ainda recebe grupos para almoços e jantares marcados com antecedência.

FONTE: CAMPINAS.COM.BR

http://www.campinas.com.br/turismo/2017/05/monte-verde-charme-e-boa-gastronomia-no-distrito-mineiro-

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s