AVIAÇÃO DOMÉSTICA REGISTRA SEGUNDA ALTA CONSECUTIVA

 

A demanda1 por transporte aéreo doméstico no Brasil cresceu pelo segundo mês consecutivo em abril: alta de 3,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em igual base de comparação, a oferta2 teve expansão de 2,0%. Como a demanda avançou um pouco mais do que a oferta, o fator de aproveitamento3 teve aprimoramento de 0,93 ponto percentual (ocupação de 80,23% dos assentos disponíveis no período). Foram 6,9 milhões passageiros transportados no mês, elevação de 2,8% na estatística. Os dados são referentes às operações das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM, integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que respondem juntas por mais de 99% do mercado doméstico.

Os números devem ser vistos com ressalvas como indicativos da retomada consistente de crescimento do setor. Em base mensal, o ritmo de evolução da procura por voos caiu à metade do avanço de 5,9% registrado em março. Além disso, o crescimento atual se dá sobre o menor nível absoluto de demanda (abril/16) em 50 meses (desde fevereiro/13). Não sem explicação, tal desempenho havia configurado a maior retração da demanda de todo o ano passado (baixa de 12,2% em comparação com abril/15).

Como destacado em comunicação anterior da ABEAR, a base estatística de 2016 possui atipicidades decorrentes das instabilidades do quadro político-econômico, o que dificulta análises seguras e limita a realização de projeções. Tal cenário deve persistir por mais alguns meses. Vale lembrar que apenas em março o setor viu chegar ao fim o ciclo de repetidas retrações da demanda iniciado em agosto/15.

Participação do mercado4 doméstico em abril de 2017:

GOL – 35,27%

LATAM – 33,04%

AZUL – 18,93%

AVIANCA – 12,76%

Transporte internacional

A demanda por voos internacionais oferecidos pelas associadas ABEAR teve crescimento de 17,4% em abril desse ano em relação ao mesmo mês de 2016. Em igual base, a oferta teve expansão de 11,9%. Mais uma vez, com a demanda avançando mais fortemente do que a oferta, o fator de aproveitamento registrou melhoria de 3,98 pontos percentuais (85,32% de ocupação). Ao todo, foram 637 mil passageiros transportados nas rotas internacionais pelas aéreas brasileiras, alta de 18,0% sobre o mesmo mês do ano passado.

Os valores de oferta, demanda, volume de passageiros e fator de aproveitamento são os mais elevados para o mês de abril na série histórica. As estatísticas são referentes às operações das empresas AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM, que respondem juntas por aproximadamente 30% do mercado internacional. Nos últimos meses os crescimentos destas empresas no mercado internacional têm sido explicados principalmente pela captura da demanda detida pelas aéreas estrangeiras, que vêm mantendo postura de retração das operações no país.

Participação do mercado4 internacional em abril de 2017 (entre as empresas brasileiras):

LATAM – 77,61%

GOL – 11,16%

AZUL – 11,11%

AVIANCA – 0,12%

Acumulados do ano

Na comparação dos quatro primeiros meses do ano, finalmente a demanda doméstica acumulada em 2017 inverteu o sinal: alta de 0,5% em relação ao mesmo período de 2016. Em igual recorte, a oferta, contudo, permanece em retração, recuando 0,8%. O fator de aproveitamento tem melhoria de 1,07 ponto percentual (80,90% de ocupação). Com 29,4 milhões de viagens realizadas, o total de passageiros transportados segue 0,5% abaixo do que havia sido registrado no ano passado.

Já no mercado internacional, considerada apenas as estatísticas das empresas brasileiras, a demanda tem alta de 11,1% no acumulado até abril. No mesmo intervalo, a oferta avançou 5,6%. O fator de aproveitamento melhorou 4,26 pontos percentuais, chegando a 85,59% de ocupação. Os passageiros nas rotas internacionais somaram 2,7 milhões, número 11,3% superior ao acumulado a esta altura em 2016.

 

Cargas5

A aviação doméstica movimentou 24,4 mil toneladas de cargas em abril desse ano, total 8,2% inferior ao do mesmo mês de 2016. No mercado internacional foram 15,0 mil toneladas, volume 3,4% maior em igual base de comparação. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2017 o transporte doméstico de cargas registra crescimento de 3,7% do volume movimentando, enquanto, no mercado internacional, o avanço é de 9,1%. As estatísticas incluem as operações das associadas AVIANCA, AZUL, GOL, LATAM e LATAM CARGO.

 

Confira as planilhas com as estatísticas na área de Dados & Fatos do site da ABEAR, na seção NÚMEROS DAS COMPANHIAS AÉREAS ASSOCIADAS.

 

FONTE: http://www.abear.com.br/imprensa/notas-e-releases/mostrar/aviacao-domestica-registra-segunda-alta-consecutiva

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s