Campinas é a 3ª no ranking nacional de emissão de passaportes

Nova unidade no Shopping Parque das Bandeiras tem capacidade para atender até 500 pessoas por dia. Foto: Leandro Ferreira
Campinas é a terceira cidade no Brasil com o maior número de emissões de passaportes, perdendo apenas para a as capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na área de atuação da Delegacia da Polícia Federal (PF) em Campinas estão em operação quatro postos de emissão — Maxi Shopping de Jundiaí, Polo Shopping, em Indaiatuba, Shopping Parque das Bandeiras e Aeroporto de Viracopos, em Campinas —, que emitem todos os meses ao menos 10 mil documentos. A unidade do Parque das Bandeiras foi inaugurada oficialmente ontem (7) .
“Você sabe por que as pessoas tiram passaporte? Fizemos uma pesquisa e descobrimos que nem todos que tiram passaporte vão viajar, mas porque consideram um documento importante”, disse o delegado da PF em Campinas, Paulo Vibrio Júnior. Segundo ele, “ter o passaporte significa liberdade de locomoção. E também expressa a nacionalidade das pessoas, sem contar que garante ao governo, que ele pode entrar e sair de outro país”, frisou.
Diariamente, no posto do Parque das Bandeiras são emitidos 300 passaportes e realizados 300 atendimentos. A unidade começou a funcionar em dezembro do ano passado em caráter experimental e a cerimônia de inauguração só aconteceu na manhã desta quarta com a participação de diversas autoridades da cidade e região. A unidade do Campinas Shopping foi desativada.
A transferência do posto atende a uma padronização dos sistemas da PF, e a escolha do novo local foi realizada mediante licitação. O posto ocupa uma área de 207 metros quadrados, onde trabalham 17 pessoas. Segundo Vibrio Júnior, há ainda uma previsão de aumento gradativo nos atendimentos e confecção de passaportes. “Os aumentos ocorrem conforme melhora a crise e também em períodos de férias. Mas este posto tem capacidade para atender até 500 pessoas para emissão por dia”, disse. De acordo com o delegado, atualmente a demora para emissão é, em média, de cinco dias. E para o agendamento, em torno de 10 dias. Para solicitar o passaporte é preciso antes entrar no site da Polícia Federal, preencher os dados e recolher a guia de pagamento da taxa.
No site é feito também o agendamento para o solicitante ir ao posto para a conferência dos documentos e coleta de dados biométricos. “É importante frisar que não há necessidade de despachante. Qualquer dúvida é só procurar o posto ou ligar nos números que tem no nosso site”, disse o delegado.
“Campinas atende 60 municípios da região. Sem contar que este posto está em uma região populosa, que é a do Campo Grande e Ouro Verde. Isso mostra que temos um volume grande de pessoas, e para atendermos nossa população bem, temos que ter uma estrutura adequada”, disse o prefeito Jonas Donizette (PSB).
Serviço
A taxa para emissão do passaporte é de R$ 156,00. O Shopping Parque das Bandeiras fica na Avenida John Boyd Dunlop, n <SC210,186> 3.900, no Jardim Ipaussurama. O acesso ao posto da PF é feito pela porta de entrada “E” no estacionamento do centro de compras. O horário de atendimento agendado para tirar passaportes é das 7h30 às 17h, e para a entrega do documento pronto, entre 10h e 17h (sem necessidade de agendamento, após o prazo estipulado).
O agendamento eletrônico para emissão de passaportes pode ser feito pelo site da PF www.pf.gov.br, onde você escolhe a unidade para tirar o documento. O posto de emissão no Aeroporto de Viracopos continua em operação.
Fonte: Alenita Ramirez, http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/06/campinas_e_rmc/482326-campinas-e-a-3-no-ranking-de-emissao-de-passaportes.html

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s