UM TÚNEL VAI UNIR ARGENTINA E CHILE POR BAIXO DA CORDILHEIRA

A desafiadora obra do ‘Água Negra’ vai demorar uma década e o projeto já tem as empresas que se qualificam para a construção

O primeiro passo efetivo foi dado nesta semana que passou com o inicio da qualificação das empresas – 29 no total – que farão a construção do túnel binacional considerada a principal obra de integração comercial, industrial e turística da América do Sul.

Foram constituídos dez consórcios, entre eles algumas empresas internacionais como a China Railway e a Vinci.  A obra deverá demorar entre nove e dez anos e a metade deste tempo será utilizado para as perfurações e escavações na Cordilheira dos Andes.

Trata-se de uma obra de características únicas e será o sétimo tunel do mundo a unir dois países. Mais um desafio para a engenharia humana que teve uma prova incrivel quando da construção do Eurotunel que liga a grã-Bretanha à França, na maior integração realizada na Europa. Agora, a obra de fronteira entre os territórios argentino e chileno deverá solucionar uma questão de transporte  rodoviário que detém um dos indicativos de maior perigo entre todas as estradas do mundo, na região de Los Caracoles,

O percurso será de 13,9 quilometros e o custo estimado é de US$ 1.500 bilhões com os trechos de ida e volta.

Quando entrar em funcionamento, deverá ter um fluxo diário de 2200 veiculos, sendo 70% de carga, segundo os estudos preliminares. Passará a ter uma enorme influência no fluxo de veiculos na região de fronteira entre Argentina e Chile, contribuindo para um grande aumento no roteiro turistico entre os dois paises e por vários vizinhos da América do Sul, incluindo o Brasil.

FONTE: TRAVEL3 / ANTONIO EURYCO

http://www.travel3.com.br/noticia.php?um-tunel-vai-unir-argentina-e-chile-por-baixo-da-cordilheira-15032

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: