“TERRA DAS CATARATAS” COMPLETA 103 ANOS COM O TURISMO EM ALTA

Complexo de Itaipu recebeu mais de 4,5 milhões de visitantes durante a década, graças à prática do turismo sustentável

Já vivendo preliminares da expectativa para a realização do 12º Festival das Cataratas que acontecerá na ultima semana deste mês, Foz do Iguaçu comemora neste sábado 103 anos. Com nova administração e em processo de transformação, a cidade brasileira na região das Tres Fronteiras tem no turismo uma de suas maiores fontes de recursos e movimento.

Um exemplo é o quadro mostrado pela hidrelétrica de Itaipu.Desde que foi adotado o modelo de turismo sustentável na usina de Itaipu, há uma década, mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram os atrativos do Complexo Turístico de Itaipu (CTI).

Nestes 10 anos, a atuação do CTI foi reconhecida pela Organização Mundial de Turismo (OMT) em duas oportunidades: com o Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo e como exemplo de modelo de turismo sustentável na página da entidade.

A visita Panorâmica, o Circuito Especial, Kattamaram, o  Refúgio Biológico, a Iluminação da Barragem, o Ecomuseu e  o Pólo Astronômico integram as atrações turísticas do local. No modelo,  desenvolvido pelo CTI e é administrado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (Fundação PTI), o dinheiro obtido com a venda dos ingressos das sete atrações turísticas paga toda a operação, incluindo custos com renovação da frota de ônibus e combustível, e 140 empregos diretos e 150 indiretos.

Além disso, parte dos recursos vai para o Fundo Tecnológico. Desde 2007 até maio deste ano, quase R$19 milhões foram destinados a esse fundo, que financia projetos do PTI, nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, inovação, educação,  empreendedorismo e turismo.

( Fotos: Kiko Sierich/Assessoria PTI/Divulgação)

FONTE: TRAVEL3 / ANTONIO EURYCO

http://www.travel3.com.br/noticia.php?-quot-terra-das-cataratas-quot–completa-103-anos-com-o-turismo-em-alta-15111

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: