Vesúvio volta a ser referência turística e a gerar preocupações

Quando se fala em vulcão, um dos primeiros à ser lembrado é o Vesúvio, na região da Sícilia. Uma fama herdada pela destruição de Pompéia, no ano 79 DC, com mais de 1,5 mil vitimas, e que provocou uma transformação nos meios políticos e sociais da Itália.

Pinterest

Adormecido durante séculos, de vez em quando o Vesuvio – que se transformou em atrativo turístico – volta à cena, como aconteceu na semana passada, quando assustou viajantes e habitantes próximos pelos grandes rolos de fumaça que emitiu, além do barulho a sinalizar possíveis emissões.

A ultima grande eruopção do Vesuvio foi em 1944, na segunda Grande Guerra, quando 28 pessoas morreram e foram destruídos 80 aviões da Força Aérea dos EUA que estavam nas cercanias.

A maior preocupação, no entanto, segundo especialistas no monitoramento do  vulcão é o chamado Campos Flégreos, um outro  abaixo, mais para o oeste de Nápoles, considerado ‘pai do Vesuvio’ e que  pode estar prestes a despertar.

O vulcanólogo Stefano Carlino diz que  “com base na dinâmica atual da caldeira do Campos Flégreos, a próxima erupção esperada é  ainda pequena, possivelmente semelhante à última ocorrida em 1538. Neste caso, uma parte dos 450.000 moradores que vivem dentro da zona estarão em perigo. Confirma também que há mais de uma década este vulcão está dando sinais de formação da magma dentro do campo vulcânico que ocupa mais de 13 km de área de atividades, com mais de 20 caldeiras, fontes termais, gêiseres e gaseificações.

As ultimas inquietações do Vesuvio ressuscitaram o interesse turístico existente por parte dos viajantes e curiosos. Neste fim de semana houve o registro de um numero recorde de turistas nos pacotes para a região, com a hotelaria de Nápoles apresentando um aumento de 50%.

Unico vulcão ativo na Europa, o Vesuvio é a quarta atração turística mais visitada da Itália e é possivel chegar até o seu cume por trilhas que permitem observação próxima (foto Shutterstock)

FONTE: http://www.travel3.com.br/noticia.php?vesuvio-volta-a-ser-referencia-turistica-e-a-gerar-preocupacoes-15377

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s