INHOTIM REALIZA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL NA SEDE DO BID

Mostra em Washington terá obras do museu e experiências audiovisuais; evento será aberto em 18 de julho e vai até 13 de outubro

Com a proposta de reflexões sobre mudanças climáticas e conservação ambiental, a mostra Inhotim: at the Crossroads of Glocal Change reunirá obras da coleção de arte contemporânea do museu e experiências audiovisuais inspiradas nos jardins do parque localizado em Brumadinho, Minas Gerais.

A exposição é resultado de uma parceria com o BID, que viu no Inhotim um agente de mudança positiva “glocal” devido à maneira pela qual o Instituto combina arte, natureza e desenvolvimento humano.

Em seus 140 hectares de visitação, o Inhotim possui um acervo com obras de cerca de 250 artistas, de 30 nacionalidades, além de um Jardim Botânico com mais de 4.500 espécies botânicas de todos os continentes.

Pela primeira vez  estará em uma exposição internacional,  esta na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.  Centro Cultural do BID, 1300 New York Ave NW, Washington DC, 20577. Para visitas guiadas, agendar pelo telefone (202) 623-1213.

Serão apresentados trabalhos dos artistas Iran do Espirito Santo, Luiz Zerbini, Olafur Eliasson e Vik Muniz.  As  obras abordam elementos da natureza como água, terra e plantas, sempre impactados por ações humanas. Já as experiências audiovisuais apresentam o Inhotim desde uma perspectiva panorâmica aérea, uma visão microscópica e um registro de 360º.

Para a diretora artística adjunta do Inhotim, María Eugenia Salcedo, a Instituição tem o potencial de influenciar a sociedade de forma individual e coletiva, fornecendo um modelo que pode ser reproduzido globalmente. “O Inhotim nos inspira a refletir sobre mudanças e ciclos. É um espaço que muda positivamente o ambiente no qual está inserido e, ao mesmo tempo, é mudado pelo ambiente”, diz.

“O Inhotim é um exemplo da arte a serviço da Humanidade, tanto por suas ações a nível local de apoio à comunidade onde está localizado, quanto pela influência que pode exercer para o debate global sobre mudança climática”, afirma Trinidad Zaldívar, chefe da Divisão de Cultura, Criatividade e Solidariedade do BID.

Aberto ao público em 2006, o Inhotim já recebeu mais de 2,7 milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países. Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, a 60 quilômetros de Belo Horizonte, o Instituto é um ambiente criativo que convida seus visitantes a se relacionarem com o mundo de forma mais crítica, consciente e transformadora. Atualmente, o acervo de arte contemporânea possui cerca de 1.300 obras. Destas, 700 estão expostas nas 23 galerias e nos jardins do Instituto.

FONTE: TRAVEL3 / ANTONIO EURYCO

http://www.travel3.com.br/noticia.php?inhotim-realiza-primeira-exposicao-internacional-na-sede-do-bid-15401

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: