Excesso de turismo começa a demonstrar efeitos negativos

 

Fontana de Trevi, tomada por turistas: Roma é uma das cidades que sente os problemas do chamado Overtourism (Foto: Divulgação)

A Indústria do Turismo é conhecida por levar qualidade de vida às regiões onde atua. Até então, turismo era sinônimo de novos empregos, em todas as faixas sociais, afinal, do dono do hotel ao engraxate da esquina, quando o assunto é comércio e serviços, todos saem lucrando com a chegada de turistas.

Entretanto, o século 21 chegou e com ele vieram as novas tecnologias, os aviões gigantescos, a concorrência acirrada que faz os preços das viagens caírem. Como resultado, nunca se viajou tanto como agora e cidades ícones do turismo mundial, como Roma, Veneza e Barcelona, ou sites históricos ou naturais, como Machu Picchu, no Peru e as barreiras de Coral, na Austrália, enfrentam justamente o turismo em excesso.

Quem sente primeiro os efeitos do turismo em excesso é a população, justamente quem mais lucrava com a chegada dos visitantes.

No começo os moradores daquela cidade turística ficavam felizes com os turistas, pois significa geração de empregos e melhorias urbanas e culturais.

De repente, o número de turistas cresceu mais do que o que se imaginava, as ruas passaram a ficar congestionadas, ônibus gigantescos passaram a circular pelos centros, dificultando a vida da população.

Pior do que o trânsito, entretanto, é o comportamento dos turistas que se postam diante de locais emblemáticos dessas cidades, motivo de orgulho para os seus moradores, e sem prestar o mínimo respeito para a história daquele lugar, só querem fazer uma selfie para mostrar que ali estão.

É mesmo um paradoxo ver, por exemplo, turistas fazendo pose e sorrisos diante do Museu do Holocausto, em Berlim, ou subindo no pedestal de uma das várias esculturas para produzir uma foto cheia de malabarismos.

O impacto nessas cidades é extremamente negativo e os números da OMT que apontam 2 bilhões de viajantes em todo o mundo nos próximos anos, dá o alerta para uma invasão sem precedentes.

Fonte: http://www.travel3.com.br/noticia.php?excesso-de-turismo-comeca-a-demonstrar-efeitos-negativos-15626

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s