Conheça o Jalapão (TO): cenário da próxima novela da Globo

As cachoeiras, dunas, chapadões e rios de águas cristalinas que embelezam o Parque Estadual do Jalapão, no leste do Estado do Tocantins, a cerca de 300 quilômetros da capital Palmas, estão entre os segredos mais bem guardados do ecoturismo brasileiro. Mas as vistosas paisagens de um dos destinos mais escondidos do País logo vão começar a invadir a telinha e certamente encantarão milhões de telespectadores, já que suas principais atrações servirão de cenário para a nova novela da Rede Globo, O Outro Lado do Paraíso.

Para o turista ver antes o que a produção deve exibir a partir de outubro, a Visual Turismo, operadora reconhecida por oferecer viagens de excelência pelos quatro cantos do mundo, propõe um pacote com hospedagem em contato para lá de próximo com a natureza do parque tocantinense: o Safari Camp Korubo.

É um acampamento às margens do Rio Novo, com direito a prainha particular e 15 tendas no estilo das oferecidas por diversas reservas africanas. Cada uma delas acomoda duas pessoas e conta com banheiro privativo. Para o banho, há salas separadas para homens e mulheres, com boxes individuais e duchas com aquecimento solar, já que, para não competir com o brilho do céu, não há energia elétrica nas redondezas – só as tendas têm pequenos leds que acumulam energia solar e ajudam os visitantes a se situar. Todas as refeições, incrivelmente saborosas, são preparadas numa completa cozinha montada no local, e é justamente depois de reforçados cafés da manhã que os ecoturistas partem para desbravar esse lugar que, como dizem os locais, é “terra para cabra macho e mulher de cabelo nas ventas”.

No primeiro dia passado inteiramente no Jalapão (é que os dois primeiros dias do roteiro são destinados, respectivamente, a Palmas e ao percurso da cidade à área do acampamento, feito a bordo de um veículo especialmente adaptado para vencer o sacolejante caminho), os aventureiros fazem, na parte da manhã, uma canoagem de nível fácil no Rio Novo. À tarde, o destino são as famosas dunas, cercadas por imensos chapadões e que apresentam uma linda coloração dourada, um lugar e tanto para contemplar o pôr do sol e o surgimento das primeiras estrelas no céu.

O dia seguinte é cheio de atividades, todas elas tranquilas e relaxantes, começando pela ida ao Fervedouro do Soninho, passeio que é exclusivo para os hóspedes da Korubo. Nesse poço, é impossível afundar, já que ali é uma nascente em que a água brota do solo com tamanha pressão que impede o corpo de submergir. O próximo pit stop está a 15 quilômetros dali e cai muito bem para aliviar as altas temperaturas que sempre fazem na região: a Cachoeira da Formiga, cuja queda forma uma piscina natural de águas cristalinas e tonalidade verde-esmeralda. As explorações terminam em Mateiros, onde muitas famílias estão envolvidas com a produção de artesanato, que tem como vitrine toda sorte de peças e acessórios feitos com a bela palha do capim dourado.

A programação segue apresentando os cartões-postais do Jalapão, como a Cachoeira da Velha que, com seus 25 metros de queda em forma de ferradura, é a maior do parque, e o Mirante da Serra. Esse local selvagem e misterioso revela uma vista panorâmica da reserva e dá uma boa noção de como se formam as dunas locais através das forças hídricas. Chegar ao mirante exige uma caminhada de oito quilômetros, dos quais 800 metros, logo no início, são de subida íngreme. Por tal motivo, esse atrativo é o único do roteiro que exige maior preparo físico.

Outra opção é ficar descansando no acampamento ou partir para uma caminhada mais leve nas proximidades.

FONTE: JORNAL DE TURISMO

https://www.jornaldeturismo.tur.br/destinos/79346-conheca-o-jalapao-to-cenario-da-proxima-novela-da-globo.html

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s