Kuks, o barroco secreto da República Tcheca

Fotos: Divulgação

Kuks, na Boêmia Oriental, é um dos mais belos lugares do barroco da República Tcheca. Descubra a história de um lugar que poderia ser comparado, na época do seu maior esplendor, com as cidades termais da Boêmia e cujo valor arquitetônico continua a surpreender visitantes de todo o mundo. Passeie pela galeria de belas estátuas como as do “Michelangelo Tcheco” ou a raridade do mundo: um presépio singular esculpido na rocha.

O ponto dominante da bela aldeia com uma multiplicidade de edifícios de madeira é o monumental complexo barroco do outro lado do rio que anteriormente pertencia às mais importantes estâncias termais dos países tchecos. No final do século XVII, após a descoberta das fontes de cura, o conde Špork decidiu construir um sanatório cuja vida cultural tornou-se famosa graças a danças, teatros e caças. E, embora a fama já tenha passado, você ainda ficará impressionado com o esplendor e a beleza do barroco em sua forma mais pura.

  1. A farmácia cheia de tesouros (Foto Destaque) 

A parte mais importante de Kuks é, sem dúvida, o seu monumental hospital com a Igreja da Santíssima Trindade de pedra e cripta misteriosa. Dentro, você pode ver a exposição dedicada à vida de seu fundador e também ao medicamento, pois até hoje é sede do Museu Farmacêutico Tcheco. De forma alguma deixe de visitar a farmácia barroca local, a segunda mais antiga da Europa. No entanto, se você espera apenas medicamentos atuais, ficará surpreso: algumas garrafas de farmácia contêm poções como sangue de dragão, pó da cabeça de um enforcado ou fígado de lobo. Se você gosta de cristal e arte moderna, visite a exposição de um dos mais famosos escultores checos da atualidade: Bořek Šípek.

             2. Uma caminhada do amor

Em frente ao edifício do hospital, você será tocado pelas estátuas monumentais das doze Virtudes e Vícios Humanos. Seu autor é o brilhante escultor Matyáš Bernard Braun. Aqui você encontrará a representação de Fé, Amor, Esperança, Sabedoria e Justiça, e  também do Orgulho, Avareza, Inveja, Raiva, Vingança e Desespero

 3. Uma raridade mundial  no meio de um  bosque
Com uma caminhada agradável, você pode alcançar uma raridade mundial que está na floresta perto de Kuks. Só aqui você encontrará o conjunto único de esculturas barrocas esculpidas diretamente em uma rocha que evoca um Belém Presépio que foi criado para que haja um lugar para refletir e rezar no meio de uma “natureza inóspita”. Olhe especialmente para a Adoração dos Pastores e a chegada dos Reis Magos ou também do belo poço de Jacó.

Serviço: www.midestioneschequia.com

FONTE: BRASILTURIS / PATRICIA

http://www.jornalturismoeeventos.com.br/2017/09/19/kuks-o-barroco-secreto-da-republica-tcheca/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s