Vai começar a maior festa alemã do Brasil!

 

Crédito: Embratur

Principal destino turístico do Vale Europeu, em Santa Catarina, Blumenau é conhecida como a “Capital Brasileira da Cerveja”. O título, conferido pela Lei 13.418, de março deste ano, tem uma razão. A cidade fundada por alemães em 1850, ostenta o roteiro turístico Vale da Cerveja. Entre os atrativos estão as cervejarias artesanais e o Museu da Cerveja, além do primeiro curso de formação superior em cerveja e malte do país e conta com um pub escola. Para coroar a tradição cervejeira, a cidade irá celebrar, a partir desta quarta-feira (04) até 22 de outubro, a 34ª edição da Oktoberfest.

A Oktoberfest de Blumenau teve sua primeira edição organizada em 1984 para reconstrução da cidade que havia sido inundada pelo rio Itajaí reunindo, em 10 dias, 100 mil participantes. Nas últimas edições foram registradas, em média, 500 mil participantes. Segundo levantamento, em suas 33 edições, o evento já recebeu 21 milhões de pessoas responsáveis pelo consumo de 11 milhões de litros de cerveja. Todos esses números garantiram à Oktoberfest brasileira a posição de segunda mais importante do mundo, perdendo apenas para Munique, na Alemanha.

Engana-se quem pensa que a Oktoberfest se resume ao consumo de cerveja. Os 19 dias de atividades preservam o folclore, memória e tradições alemãs. A riqueza cultural da festa se revela nas músicas, danças e na gastronomia típica. O turista interage com a cultura germânica através de sociedades esportivas, recreativas e culturais como os clubes de caça e tiro, de danças folclóricas, entre outros, que dão o colorido especial do evento.

As apresentações e os desfiles no centro da cidade e nos pavilhões da festa contagiam os visitantes e moradores com seus trajes típicos. Bandas e fanfarras passam por uma seletiva para desfilar na Oktoberfest. Os turistas, previamente inscritos, também participam dos desfiles com três mil participantes e 15 grupos folclóricos por apresentação.

04 10 17 Oktober Fest Blumenau desfile montagem
Créditos: Embratur

O Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro sempre anima o Parque Vila Germânica. A disputa ocorre todas as noites, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos, com a participação de blumenauenses e turistas. Vence a competição o concorrente que beber um metro de chope (600 ml), em menos tempo, sem babar e sem tirar a tulipa da boca. Como o objetivo da brincadeira é premiar o mais rápido bebedor, o chope da competição é sem álcool, ou seja, até o motorista da rodada pode participar da disputa.

ORIGENS – A festa de Blumenau foi inspirada na Oktoberfest de Munique, consolidada em 1845 e que atualmente reúne cerca de 10 milhões de participantes. O consumo de cerveja chega a 7 milhões de litros por edição. A origem remonta a um casamento real da Baviera, em 12 de outubro de 1810, comemorado com uma corrida de cavalos. A cerveja, combustível atual da festa, era proibida e só entrou para as comemorações em 1918.

TURISMO – Além da Oktoberfest, Blumenau realiza o Festival Brasileiro da Cerveja, Magia de Natal e Weihnachtsdorf (Vila de Natal), além da Osterdorf (Vila de Páscoa), entre outros eventos que atraem turistas o ano inteiro. Não deixe de conhecer os museus, igrejas, praças, monumentos, a arquitetura no estilo enxaimel, típico da Alemanha, além de muitos atrativos naturais.

 

Fonte: Geraldo Gurgel, http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/8217-vai-come%C3%A7ar-a-maior-festa-alem%C3%A3-do-brasil.html

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s