Nome da Iata é usado em fraudes; confira como se prevenir

Foto: Pixabay

O setor de transporte aéreo recentemente se tornou alvo mais frequente de fraudes. Pensando nisso, a Iata, Associação Internacional de Transporte Aéreo, divulgou comunicado com procedimentos para eviitar golpes em nome da entidade.

De acordo com a Iata, “os fraudadores se passam por funcionários da Iata ou fazem uso indevido do logotipo e do nome para entrar em contato com usuários dos nossos produtos por e-mail ou telefone, usando nomes falsos (às vezes utilizando indevidamente nomes de funcionários da Iata) e solicitando o pagamento de produtos ou serviços e/ou informando pendências de pagamento”.

A entidade elaborou um documento sobre as fraudes via e-mails, criou uma página em seu site com os endereços de e-mails que têm sido usados na fraude e, em casos de dúvidas sobre a autenticidade de comunicações da Iata, disponibilizou um e-mail para reportar atividades fraudulentas: information.security@iata.org.

Outros conselhos são tomar verificar os documentos forjados, que em alguns casos, possuem o logotipo da entidade, e verificar a conta de e-mail utilizada, já que muitas estão disfarçadas com domínios que tenham Iata, como “iata@iata.org” ou “revenue@iata-payments.org”, ou até os mais conhecidos “@gmx.com”, “@yahoo.com”, “@gmail.com”, “@usa.com”, “@accountant.com” ou “@outlook.com”. Confira abaixo quais são os endereços de e-mail utilizados nas fraudes:

revenue@iata-invoice.org
iataagent.dr@accountant.com
iata@iata-invoice-online.org
iata@comcast
richbloo@outlook.com
iata.bspagents@accountant.com
audit@iata.com
info@iataoffice.org
customers.secure@binternet.com
awaz19@binternet.com
iata@casspayment.org
account@iata-bsp.org
finance@iata-bsp.org
aonikenk@satlink.com
account@iatabsp.org
account@iatabsp.org
peter.cerdar_iata@accountant.com
IATA.BSP@accountant.com
strategic-partners@accountant.com
invoicing@iatacass.org

 

Fonte: Victor Fernandes, http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/11/nome-da-iata-e-usado-em-fraudes-confira-como-se-prevenir_150939.html?lista

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s