Parque da Chapada dos Veadeiros reabre para visitação

Crédito: Embratur

Cartão postal do Centro-Oeste brasileiro e santuário ecológico da fauna e flora do Cerrado brasileiro, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi reaberto à visitação e é uma opção de viagem para os turistas apaixonados por natureza que desejam descansar nos feriados. É mais uma boa notícia após o anúncio de que o incêndio que atingiu a reserva foi controlado.

Das quatro grandes trilhas de visitação, três estarão abertas. A trilha dos Saltos, com 11km de extensão ida e volta; a trilha dos Cânions, que possui 12 km de extensão ida e volta; e a trilha da Seriema, com 800 metros, são os atrativos do momento. A Travessia das Sete Quedas – aberta para visitação apenas no período da seca (abril a setembro) – foi prejudicada pelo fogo e segue fechada.

A Chapada dos Veadeiros é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) um Patrimônio Mundial Natural. Ela protege diversas formações vegetais (algumas delas só existentes na região), nascentes, cursos d’água, rochas com mais de bilhões de anos, animais em extinção e paisagens de beleza rara.

A Unidade de Preservação também é local para pesquisa científica e educação. Por lá, o turista pode aproveitar para conhecer a fauna e flora do cerrado, tomar banhos de cachoeira, fazer trilhas e explorar antigas rotas usadas por garimpeiros.

O retorno dos visitantes vai movimentar o turismo e, consequentemente, aquecer a economia das cidades que o rodeiam, como Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, e o povoado de São Jorge. O incêndio ocorrido deixou um impacto negativo no turismo, que registou queda de 90%.

Fonte: Nayara Oliveira, http://www.turismo.gov.br/component/content/article.html?id=8271

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s