Abear: outubro confirma recuperação de doméstico e inter

 

Com 2017 se consolidando como um ano de recuperação para o Turismo, o relatório mensal da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) confirma ainda mais essa premissa. Os números de outubro mostram mais um crescimento – o oitavo consecutivo – da demanda por viagens domésticas, +7,9% em relação ao mesmo período de 2016, enquanto a proporção de assentos ocupados do total ofertado já atinge 83,4%, recorde para qualquer outubro na aviação nacional.

Os dados da Abear, que abrangem estatísticas de Avianca, Azul, Gol e Latam, ainda mostram que as aéreas já se movimentam para atender ao crescimento da demanda após a crise. Só no mês passado, o mercado doméstico registrou uma expansão de 2,6%, em uma base anual de comparação, na disponibilidade de transportes.

 

Companhias aéreas Participação de mercado em outubro (doméstico)
Gol 36,1%
Latam 33,4%
Azul 16,8%
Avianca 13,6%

Durante outubro, foram realizadas um total de 7,8 milhões de viagens, aumento de 8% ou cerca de 580 mil passageiros quando comparado ao mesmo mês de 2016. Já o índice RPK (passageiros-quilômetro transportados), com 7,7 bilhões, foi o segundo melhor da história, atrás apenas de 2014.

Em relação ao acumulado anual, ao longo dos dez primeiros meses, a demanda acumula uma alta de 3%, para uma oferta em expansão de 1,3%. O fator de carga, representado pela proporção de assentos ocupados do total ofertado, tem média de 81,2% (1,3% a mais do que em 2016) e o total de passageiros transportados já atingiu a marca de 74,2 milhões (+2,3%) em 2017.

MERCADO INTERNACIONAL
Mesmo com uma participação bem mais restrita em relação às operações internacionais – as quatro aéreas somam cerca de 30% desse mercado -, as principais companhias do País já contabilizam 13 meses consecutivos de crescimento para a demanda por viagens de/para o exterior. Em outubro, a alta foi de 6,2%, comparada ao mesmo mês de 2016, enquanto a oferta teve expansão de 8,1%. Ao todo, foram 707 mil passageiros internacionais durante o mês, o que representa um aumento de 8,3%.

Já os comparativos anuais, de janeiro a outubro, mostram um crescimento de 12,8% na demanda e 10,6% na oferta. O fator de carga, por sua vez, atinge 85,2% (+1,6%), com total de 6,9 milhões de viagens internacionais realizadas no período (+11,5%).

Fonte: Raphael Silva, http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2017/11/abear-outubro-confirma-recuperacao-de-domestico-e-inter_151444.html?lista

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s