Maior caverna submersa do mundo é encontrada no México

Proyecto Gam / Herbert Meyrl

O que pode ser considerada a maior caverna submersa do mundo acaba de ser descoberta no litoral Leste do México. Uma equipe de mergulhadores do Gran Acuifero Maya (GAM), projeto dedicado ao estudo e à preservação das águas subterrâneas da Península de Yucatán, descobriu uma conexão entre duas grandes grutas, o Sac Actun, de 263 quilômetros de extensão, e o Dos Ojos, com 83 quilômetros.

A descoberta da conexão, revela que, na verdade, as duas grutas são uma única caverna subterrânea, de aproximadamente 347 quilômetros. “Esta caverna imensa representa o sítio arqueológico submerso mais importante do mundo”, afirmou o pesquisador do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) e diretor do projeto GAM, Guillermo de Anda.

Além do tamanho surpreendente, outro fato intrigou os mergulhadores: escadarias, muros e espaços modificados por seres humanos foram descobertos. Ao que parece, a profundidade média é de 20 quilômetros, porém há trechos em que não passa de dois metros. Para os pesquisadores, as evidências humanas seriam de antigas civilizações como a maia — que residiu a região por muitos anos.

Ademais, a Península de Yucatán, ainda hoje repleta de relíquias e monumentos maias, abriga resquícios de cidades que utilizavam uma extensa rede de pântanos e poços ligados a águas subterrâneas, conhecidas como cenotes.

Reprodução / Sac Actun

Com a premissa de que o local continuará a ser estudado, por enquanto, a caverna será chamada apenas de Sac Actun, visto que as regras arqueológicas estabelecem que, em situações como essa, se dois sistemas de cavernas se encontram, o maior absorve a menor.

FONTE: PANROTAS /Janize Colaço

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s