Turistas e moradores de Fernando de Noronha terão aplicativo digital como aliado do turismo sustentável

Foto – Josie Marja
A superintendência do Turismo da ilha atribui a divulgação na região Sudeste para a alta de visitantes

Com um serviço disponível nas palmas das mãos, turistas e moradores de Fernando de Noronha contarão com o reforço de um aplicativo para smartphones contendo informações do âmbito turístico, bem como instruções sobre as placas e bandeiras de orientação aos banhistas que, em breve, serão instaladas nas praias do arquipélago.

“Em concordância com importantes instituições da ilha vamos concentrar as ideias em ações educativas, incluindo-as no orçamento da atual gestão com o apoio de parcerias da iniciativa privada. Acredito que esta tecnologia será uma aliada de grande impacto nessas iniciativas por acreditar que este será o recurso mais utilizado pelos que moram e visitam o arquipélago”, avaliou o administrador do arquipélago, Plínio Pimentel.

A novidade vai integrar o plano de ações da Administração da ilha pelo desenvolvimento do turismo sustentável e foi uma das decisões tomadas pelo administrador em consenso com representantes do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros, Instituto Tubarões de Noronha, Assembleia Popular Noronhense, além de empresários de operadoras de mergulho e hospedagem, em reunião realizada no Palácio São Miguel. Este foi o segundo encontro do ano que discutiu medidas de prevenção de incidentes com animais marinhos.

Os participantes da reunião chegaram à conclusão que é preciso mais informações para que as pessoas saibam como se comportar ao encontrar animais marinhos. “Existe uma necessidade em educar a comunidade noronhense para que convivam em equilíbrio com a vida selvagem e possam repassar informações corretas aos visitantes. Daí a sugestão de implantação de paineis que ajudem os visitantes a compreender a dinâmica desta natureza”, pontuou o pesquisador do Instituto Tubarões de Noronha, Leonardo Veras.

Na ocasião, o ICMBio sinalizou a necessidade da verba para dar início à inserção destes painéis na área do Parque Nacional Marinho. “Já vamos solicitar à empresa concessionária do Parque a confecção dos mesmos. É um painel informativo, não é alarmista, cujo material deverá ser implantando ainda no primeiro semestre”, explicou o chefe do Núcleo Integrado do ICMBio, Felipe Mendonça.

O representante da Assembleia Popular Noronhese, Caco Valença, quem sugeriu o aplicativo, considera que o aplicativo funcione como um diário de bordo. “Que o turista tenha uma plataforma eficaz e atraente com indicações do que e como fazer na ilha”.

FONTE: BRASILTURIS /Felipe Abílio

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s