Febre amarela: Esclareça as dúvidas dos seus clientes

A intensificação da campanha de vacinação contra a febre amarela ainda gera dúvidas, principalmente entre os brasileiros que pretendem viajar para fora do País. Para te ajudar a orientar seu cliente, solucionamos as principais dúvidas em relação à vacina de acordo com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Confira!

O que é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)?

É um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.

Quem precisa do certificado?

Pessoas que estão viajando com destino ou escala/conexão em países que exigem a vacinação precisam tirar o certificado. A comprovação é feita com a apresentação do bilhete de reserva da passagem.

É preciso renovar o certificado vencido?

Não. Todos os CIVP têm validade para toda a vida.

O certificado vale para a dose fracionada?

Não. O Certificado Internacional de Vacinação só é emitido para pessoas que tomaram a dose inteira (única). A dose fracionada está sendo adotada somente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Se o viajante foi vacinado antes de 25 de janeiro ou não mora nesses estados é certo que tomou a dose inteira, que protege por toda a vida.

Como conseguir a segunda via do CIVP?

Se estiver no Brasil, basta marcar um novo agendamento nos postos da Anvisa. Se estiver no exterior, o viajante precisa procurar o Consulado Brasileiro.

Os postos Anvisa que emitem o CIVP só atendem por agendamento?

Não necessariamente. Os postos têm autonomia para estabelecer o seu fluxo de atendimento de acordo com a demanda. Se houver problema no agendamento, é preciso entrar em contato com o Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa. (http://portal.anvisa.gov.br/centros-de-orientacao-do-viajante).

O que fazer quando não há data disponível antes da viagem?

Nesse caso, o viajante deve comparecer ao serviço de emissão de CIVP mais próximo para ser atendido. A lista de Unidades Emissoras de CIVP está disponível neste link: http://portal.anvisa.gov.br/centros-de-orientacao-do-viajante.

Quais são os países que exigem o CIVP?

O surto da doença fez com que Equador, Colômbia, Cuba, Nicarágua, Bolívia, Venezuela e Panamá passassem a exigir o documento de viajantes brasileiros em 2017. Aruba e Curaçao ingressaram para a lista mais recentemente. No total, mais de 100 países fazem a exigência. Além dos já citados, destacamos alguns destinos que requerem o documento: África do Sul, Austrália, Bahamas, Barbados, China, Costa Rica, Egito, Ilhas Maurício, Índia, Indonésia, Jamaica, Jordânia, Maldivas, Malta, Paraguai, Saint Barth, Seychelles, Tailândia e Vietnã. A listagem é atualizada pela Organização Mundial da Saúde e pode ser conferida aqui.

4 passos para tirar o CIVP

Para obter o certificado é preciso seguir quatro passos simples:

  • Tomar a vacina exigida 10 dias antes do embarque

O interessado pode obter a vacina gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou procurar os serviços de vacinação privados credenciados.

  • Realizar o pré-cadastro no sistema

Para agilizar a emissão do certificado, o interessado deve realizar um pré-cadastro no endereço www.anvisa.gov.br/viajante, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro”.

  • Comparecer ao estabelecimento que emitirá o CIVP

Para a emissão do CIVP, é imprescindível a presença física do interessado, pois a emissão está condicionada à assinatura do viajante. Crianças ou menores de 18 anos não precisam estar presentes quando os pais ou responsáveis solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação do Viajante.

 Apresentar a documentação necessária para emissão

O interessado deve apresentar o cartão nacional de vacinação, para comprovar a aplicação, documento de identidade original com foto e comprovante de viagem ou escala/conexão em país com exigência do CIVP. A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 anos.

FONTE: BRASILTURIS / Camila Lucchesi

https://brasilturis.com.br/febre-amarela-esclareca-as-duvidas-dos-seus-clientes/

 

AVIESP 2018

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s