Unidades de conservação têm recorde de 10,7 milhões de visitantes em 2017

O Parque Nacional de Abrolhos, em Caravelas (BA), é uma das áreas que contam com a supervisão do ICMBio (Foto: ICMBio)

As unidades de conservação do Brasil registraram um salto de 20% no número de visitantes em 2017 na comparação com o ano anterior, totalizando 10,73 milhões de pessoas que visitaram atrativos naturais sob a gestão do ICMBio. Os dados foram apresentados pelo presidente do instituto, Ricardo Soavinski, nesta semana.

De acordo com um estudo de competitividade no turismo do Fórum Econômico Mundial, entre os 136 países avaliados, o Brasil ocupa a primeira colocação no quesito atrativos natural.

“Temos um enorme potencial a desenvolver nessa área. Somos considerados o número um do mundo em atrativos naturais e precisamos explorar melhor esse nosso diferencial sempre de forma sustentável”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O presidente do ICMBio sustentou que a entidade tem se fortalecido e a criação de um fundo com recursos de compensações ambientais criado por Medida Provisória vai ajudar na estruturação e abertura dos parques. Atualmente, o ICMBio estuda a viabilidade de concessões dos serviços públicos em 18 parques nacionais.

AVIESP 2018

“É preciso entender que, para desenvolver o turismo nas unidades de conservação, precisamos primeiro criar condições de o turista chegar até elas por meio de estradas e aeroportos, mas nem sempre temos essa infraestrutura”, afirmou Ricardo Soavinski.

Para Pedro Passos, presidente do Conselho de Administração da Natura e fundador do Semeia, apesar de ter registrado aumento nas visitações das unidades de conservação, o Brasil precisa avançar muito mais. “Enquanto agora passamos dos 10 milhões de visitantes, os EUA registram mais de 300 milhões”, ressaltou.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s