Senado quer revogar cobrança de bagagens despachadas em aviões

Diversos senadores se manifestaram a favor do decreto que revoga as cobranças por parte das aéreas

O Senado Federal, por meio de Projeto de Decreto Legislativo (PDS), quer revogar a cobrança de bagagens despachadas em aviões de companhias que atuam no Brasil. O poder legislativo argumenta que a medida não diminuiu os preços das passagens, conforme havia sido previsto pela Anac. Os senadores devem pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para votar o decreto no plenário.

A Resolução 400 da Anac, ,editada no fim de 2016, concedeu às empresas aéreas permissão para cobrar dos passageiros pelo despacho das bagagens, permitindo levar apenas um volume inferior a 10 quilos dentro da aeronave. Porém, levantamentos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do IBGE constataram aumentos dos preços das passagens em 35,9% e 16,9% respectivamente.

Resposta da Anac e da Abear

Os representantes das empresas aéreas e a Anac contestaram os números da FGV e do IBGE e afirmaram que os preços das passagens caíram nos aeroportos após as bagagens passarem a ser cobradas. O diretor-presidente da Anac, José Ricardo Botelho de Queiroz, assegurou que o preço médio da tarifa aérea registrado de janeiro a novembro de 2017 foi de R$ 350,21, o menor dos últimos anos.

“A média de janeiro a novembro é a mais baixa da história da aviação civil desde 2000. Convidem o IBGE. Quando o IBGE analisou a questão de bagagem? Nunca. Aqueles dados não analisam por exemplo a sazonalidade. Nós analisamos todas as 113 milhões de passagens efetivamente vendidas no Brasil”, afirmou o diretor da Anac.

Segundo o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, IBGE e FGV têm propostas metodológicas diferentes, que não dão conta de toda a diversidade da malha área.

“Um escolhe seis rotas, o outro oito rotas. Temos três mil voos diários. A Anac, quando publica tecnicamente, é mais correto porque dá conta do conjunto da malha aérea. Posso garantir aos senhores, do ponto de vista técnico, que estes dados colocados aqui não se prestam a medir corretamente preço de bilhete aéreo”, afirmou o executivo.

Com informações de Senado Notícias

Fonte: Leonardo Neves, https://brasilturis.com.br/senado-quer-revogar-cobranca-de-bagagens-despachadas-em-avioes/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s