Para celebrar os resultados, a secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife, promoveu o evento Conexão Pernambuco, que contou com a presença do governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), e de outras autoridades, no Aeroporto Internacional de Recife.
Câmara aproveitou o evento para agradecer pelo apoio de toda cadeia do Turismo, para destacar o crescimento do Estado e para defender a necessidade de continuar crescendo. ?“O Brasil tem uma dívida histórica com o seu Turismo. Faz décadas que o número de turistas que recebemos continua praticamente o mesmo e a gente não pode deixar que isso aconteça em Pernambuco. A gente tem que continuar se desenvolvendo”, afirmou.
Na abertura do evento, foi concedida a medalha JK, de ordem de mérito ao secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. O reconhecimento foi entregue pelo governador e pela secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Recife, Ana Paula Vilaça.
PANORAMA DA AVIAÇÃO
O encontro contou com apresentações que traçaram um panorama do setor em Pernambuco e no mundo. O diretor de Relações Brasil da Iata, Marcelo Pedroso, iniciou as falas, e falou sobre o setor globalmente e a atuação da entidade. “Momento que Recife vivencia de ampliação da conectividade é um bom momento para a gente fazer uma reflexão sobre o setor”, destacou.
Em seguida o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, fez uma apresentação sobre a aviação no Brasil, apresentou dados e fez uma defesa para que o País adote os mesmos padrões de regulamentação internacionais. “Aviação é a segunda atividade mais regulada do mundo, a primeira é energia nuclear”, comentou. “Eficiência do Estado é fundamental para que a aviação seja eficaz”.
O diretor de Alianças e Distribuição da Azul Linhas Aéreas, Marcelo Bento, também participou com uma palestra sobre o impacto da conectividade aérea do desenvolvimento turístico da região. O executivo comentou a escolha de Recife como hub da Azul – o terceiro maior da companhia aérea, atrás de Campinas e Belo Horizonte – e explicou o efeito multiplicador de um hub aéreo.
Por fim, o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, falou sobre a estratégia de conectividade de Pernambuco e elencou algumas medidas que ajudaram a impulsionar o crescimento, como a diminuição da arrecadação de ICMS do combustível de aviação, de 25% para 7%. Carreras ressaltou ainda que a conectividade tem gerado empregos e atraído turistas. Por exemplo, em 2014, quando não tinha ligação com a Argentina, o destino recebeu apenas 16 mil visitantes do país hermano, enquanto em 2017, foram cerca de 120 mil.
Para secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Recife, Ana Paula Vilaça, o evento veio marcar a posição que Recife vem assumindo de liderança na região. “Evento é importante porque veio ressaltar e colocar Recife como porta de entrada do Nordeste”.