Turismo doméstico será a nova aposta do brasileiro no pós-pandemia

Pressuponho que você, assim como eu, também está com saudades de viajar, conhecer lugares, culturas e viver experiências únicas ao lado de quem ama. Por enquanto, teremos que ficar em casa, mas isso não nos impede de fazer novos planos e criar memórias. Vamos sonhar com o futuro e, quando ele chegar, aconselho que viaje pelo Brasil.

O turismo se prepara para uma retomada seguindo o protocolo de segurança e as regras de distanciamento controlado orientados pelo Ministério da Saúde, bem como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estamos observando uma luz no fim do túnel, já que as restrições geradas em função do coronavírus começaram a diminuir. Mas, mesmo assim, o setor turístico brasileiro terá um retorno gradativo, cauteloso e planejado. 

Pensando nisso, para estimular as viagens domésticas e valorizar as regiões nacionais, o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turística (Sindepat), com apoio da Associação das agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) e de outras entidades do segmento, lançou a campanha #ViajePeloBrasil. E as pesquisas mostram que o turismo interno será prioridade na retomada. 

Para analisar as possíveis mudanças nas viagens de lazer, por conta do coronavírus, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) apresentou, em maio deste ano, uma projeção. A princípio, a retomada pode acontecer nacionalmente. Por exemplo, no Brasil, é provável que os turistas iniciem seus roteiros com trajetos dentro do próprio Estado e, depois, para regiões vizinhas. Os deslocamentos terrestres, isto é, que são feitos de carro ou ônibus, podem ser uma grande aposta para esse começo. 

O WTTC acredita, ainda, que as primeiras pessoas a comprarem pacotes serão as mais jovens, na faixa etária entre 18 e 35 anos. Outros pontos que a organização destaca são as novas medidas sanitárias. Nos cruzeiros, os funcionários deverão usar luvas e máscaras, os quartos serão rigorosamente higienizados; já os aeroportos passarão, constantemente, por intensos processos de desinfecção.

Muitos desses protocolos, nesse momento, estão sendo realizados com maestria. Todos os Estados possuem, pelo menos, uma ligação aérea funcionando, conhecido como malha mínima. O uso de máscara nos aeroportos é obrigatório, existem também álcool gel a disposição e uma configuração rigorosa de assentos e orientações por todo o espaço. Os passageiros passam por triagem de temperatura e diversos procedimentos para proteção das pessoas.  

Outra pesquisa que mostra o interesse por viagens domésticas foi coordenada pela Mapie Consultoria. Nela, o Nordeste possui uma procura maior para o pós-pandemia, com 26% das intenções. Depois vêm as praias regionais (14%), a Serra Gaúcha (11%) e o Rio de Janeiro (8%). Vale ressaltar que a busca por locais internacionais ainda é pequena, sendo que Europa e Estados Unidos tiveram apenas 8% cada um; atrás deles ficaram os destinos da América do Sul (4%) e do Caribe (2%). Já a Ásia e a África não receberam nenhum voto, o que comprova que os brasileiros não pretendem se deslocar para tão longe.

Como profissional do Turismo, concluo que a vida do nosso setor pós-pandemia será diferente. Acredito que planejar uma viagem terá outro valor. Mais do que conhecer destinos ou reviver momentos alegres, viajar será recuperar a liberdade. Arrumar as malas e passear terá gosto de vitória e se tornará um recomeço para cada um de nós.

Desejo que você não desista dos seus sonhos, apenas ADIE! Em breve, o mundo estará à sua espera!

Para uma viagem mais segura, consulte a lista de agências associadas à Aviesp na Baixada Santista, por meio do site http://www.aviesp.com.br.

Marcos Lucas, presidente da Aviesp

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s