A importância de viver experiências

A curiosidade é uma característica natural e inata do ser humano. Conhecer lugares e descobrir sensações fazem parte de nós. Essas particularidades são importantes no aprendizado e podem ser consideradas a grande motivação que fez com que o homem da idade da pedra evoluísse e se deslocasse das cavernas em busca de um novo mundo. 

A longo prazo, a pandemia — assim como qualquer crise — também pode proporcionar oportunidades para mudanças positivas. Acredito que o turismo ganhará mais força após a covid-19 devido à essência humana. Penso que, assim como eu, você também é do tipo de pessoa que sem viajar e explorar destinos é como Picasso sem tinta ou uma Ferrari sem combustível.

Com a chegada da primavera e a pouco mais de dois meses para as festas de fim de ano, pressuponho que a retrospectiva de 2020 estará marcada nos livros de história. O comportamento da sociedade durante uma epidemia, o isolamento social junto aos aniversários por vídeo chamadas, reuniões virtuais e os chats por celular serão destaques nas linhas extensas de textos de vestibulares. Como a psicanalista e filósofa Viviane Mosé comenta sobre os impactos da covid-19 em uma das entrevistas que concedeu para o site Nexo, “a vida vale a pena. E o que esta doença põe à prova é o vínculo que temos com a vida, o quanto sua raiz está forte e seu tronco e galho e folhas estão firmes, cheios de vontade de viver”.

Por isso, enfatizo que mais do que conhecer destinos ou reviver momentos alegres, viajar será recuperar a liberdade e uma chance de viver intensamente. Arrumar as malas e passear terá gosto de vitória e se tornará um recomeço para cada um de nós.  Porém, sabemos que nossos próximos passos daqui em diante serão decisivos para a retomada segura. Pensando nesse cenário, é fundamental que o segmento turístico proponha estratégias e cuidados para um retorno gradativo.

O Movimento Supera Turismo Brasil, que integra 27 entidades representativas dos diferentes elos que compõem o setor, lançou o “Guia do Viajante Responsável” com o objetivo de reforçar ainda mais a segurança. O projeto, validado por especialistas na área sanitária, tem como foco a cartilha com 26 recomendações para que você, leitor, tenha uma viagem segura. 

Entre as sugestões estão o respeito às regras e aos protocolos do destino escolhido; a busca por informações sobre as medidas de proteção dos prestadores de serviços durante a viagem; a procura por empreendimentos que contem com o selo Turismo Responsável; o uso constante de máscaras e álcool gel; e a preferência por locais ao ar livre. Já em ambientes fechados, aconselha-se, sempre que possível, abrir as janelas e preferir a ventilação natural do que o uso de ar-condicionado; fazer check-in on-line e com antecedência; viajar com seguro viagem; além de preferir a eficiência e proteção ao consultar uma agência de viagens associada à Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp).

Ao que tudo indica, essa luta contra o vírus, um gigante ardiloso e silencioso, está caminhando para a reta final. E a consulta com os agentes de viagens é essencial para evitar imprevistos, já que eles estão apresentando informações com opções confiáveis de hotéis, companhias aéreas, transfers e entretenimento para viagens corporativas e de lazer. 

Para uma viagem ainda mais segura, consulte a lista de agências associadas à Aviesp na Baixada Santista, por meio do site www.aviesp.com. Aproveite!

Marcos Lucas, presidente da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp)

Publicado: https://www.atribuna.com.br/noticias/turismo/a-import%C3%A2ncia-de-viver-experi%C3%AAncias-1.124465

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s